Ícone do site Folhadamanha

Núcleos da Receita no Sul de Minas lideram atendimentos

VARGINHA – Os Núcleos de Apoio Fiscal (NAF) de instituições de ensino do Sul de Minas foram responsáveis por quase metade dos atendimentos prestados em 2022 no país. De acordo com informações da Delegacia da Receita Federal em Varginha, 108.569 dos 243.818 serviços realizados no ano passado foram feitos no Sul de Minas, o que representa 44,53%.

Com 70.528 atendimentos, o NAF da Unis de Varginha ocupa o primeiro lugar no ranking das instituições de ensino no país. Em terceiro lugar, com 13.473 procedimentos, aparece o núcleo da unidade de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (Unifenas). No Sul de Minas, também se destacaram o núcleo da Unifenas de Alfenas, com 9.716 atendimentos e sexto lugar no país, a Fateps de Três Pontas (com 5.827 atendimentos e 12º lugar) e a Unis de São Lourenço (com 3.518 e na 13º posição).

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) de Passos ocupa o 220º lugar, com dois atendimentos, e O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul de Minas) unidade Passos ficou na 251ª posição, com um procedimento.

Segundo a Receito Federal, a cada ano, o número de atendimentos aos cidadãos cresce e supera as expectativas e contribuem para a redução na procura de orientações nas agências e no Centro Virtual de Atendimento (CAC) da Receita Federal, reduzindo o tempo de espera para os cidadãos. 

Para o delegado da Receita Federal no Sul de Minas, Eduardo Antônio Costa, os maiores beneficiários são os cidadãos. “Este resultado vem de um trabalho continuado que teve início em 2017 e que cresce a cada ano. Temos o foco nos alunos, os futuros profissionais do mercado, e também nos atuais profissionais, inclusive com parcerias com o CRC, Senar, Sebrae, Correios, Anatel, Anvisa, dentre outros. O grande beneficiário deste volume de atendimentos são os cidadãos, pois conseguem ter suas demandas tributárias e fiscais atendidas, através de orientação e/ou atendimento conclusivo. Importante ressaltar que estes NAF atendem de forma presencial e remoto. No caso do atendimento remoto temos atendimento de todo o Brasil e até de brasileiros residentes no exterior”, disse.

No Sul de Minas, são 42 NAF nas instituições de ensino parceiras na região da Delegacia da Receita Federal, que contempla 158 municípios. 

O que é o NAF?

O NAF é um acordo de cooperação entre a Receita Federal e instituições de ensino que busca disponibilizar orientação tributária e fiscal, pelos estudantes universitários, a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. O acordo é também importante elemento da prática profissional para os alunos de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Relações internacionais, Ciências Econômicas e Comércio exterior.  

O objetivo da Receita Federal com a implantação do NAF, em parceria com as instituições de ensino superior, é promover uma melhor qualificação dos acadêmicos, disponibilizar a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes carentes e desenvolver a moral tributária e a cidadania na sociedade. 

“O NAF traz benefícios para todos os parceiros envolvidos no projeto: a Receita Federal, a sociedade, a instituição de ensino e os alunos. A Receita Federal dissemina o conhecimento fiscal, contribuindo para a diretriz internacional de melhoria contínua de programas de assistência tributária. Os contribuintes que não têm acesso ao serviço de um profissional especializado no assunto conseguem obter orientação tributária e fiscal de forma gratuita. Os estudantes chegam mais capacitados ao mercado de trabalho. E as instituições de ensino formam melhores profissionais e aumentam o envolvimento com a comunidade” reafirma Costa. 

Sair da versão mobile