Destaques Polícia

Novos servidores da Polícia Civil iniciam formação técnico-profissional

30 de maio de 2023

Ao todo, 453 policiais civis das cinco carreiras, além de analistas e técnicos assistentes recém-empossados, participam do curso./ Foto: Divulgação.

BELO HORIZONTE – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deu início ao Curso de Formação Técnico-Profissional de 453 servidores recém-empossados. A aula magna foi realizada na última segunda-feira, 29. Integram as turmas de policiais civis das carreiras de delegado, escrivão, investigador, médico-legista e perito criminal, bem como analistas e técnicos assistentes das carreiras administrativas.

Segundo a PCMG, os novos servidores foram recepcionados na Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG), responsável pela capacitação. “Eles passarão por um curso de formação de um mês e meio (servidores administrativos) a quatro meses e meio (policiais), por meio do qual receberão conhecimentos, princípios e valores da PCMG”, informou a diretora da Acadepol, Yukari Miyata.

Também nos quadros policiais, Eduardo Oliveira resumiu o sentimento de estar na turma de investigadores. “É indescritível esse momento. Estamos aqui para dar o máximo e integrar a Polícia Civil de Minas Gerais”. A sensação é compartilhada pelo perito criminal Moises Ferreira. “Extrema alegria e gratidão por fazer parte de um órgão tão respeitado, uma polícia tão bem atualizada, equipada e referência no país; fazer uso do que estudei na graduação no exercício tão maravilhoso que é ser policial, e correr atrás da Justiça para a população. Espero poder contribuir bastante na PCMG”, disse.

Um misto de ansiedade e animação no primeiro dia de curso é como define Astrid da Silva Giraldi, que está ingressando na carreira de técnico assistente. “A gente fica ansioso, por ser uma coisa nova, mas eu sei que teremos todo o suporte necessário aqui”, pontuou. A colega Bruna Letícia Seixas Rezende, que já esteve no cargo de Astrid e agora inicia o curso de analista, afirmou: “Esse curso da Acadepol dá o preparo, ajuda a chegar nas delegacias ou na área administrativa sabendo o que esperar, o tratamento e já conhecendo a instituição”.

Incremento

Os novos servidores incrementam os quadros da Polícia Civil e reforçam a segurança pública em Minas Gerais nos trabalhos de polícia judiciária e prestação de serviços. A nomeação dos policiais civis e dos profissionais administrativos ocorreu no dia 27 de abril, com posse na última sexta-feira, 26. Todos aprovados em concursos públicos dos editais publicados em outubro de 2021 (carreiras policiais) e abril de 2022 (administrativas).

Para o fortalecimento dos recursos humanos na instituição, entre 2019 e 2022, a PCMG teve um acréscimo de 1.594 servidores. As nomeações recentes, conforme o Governo do Estado, foram autorizadas devido à vacância de cargos das carreiras policiais e administrativas da Polícia Civil ocorrida nos últimos anos em virtude de aposentadorias, falecimentos e exonerações. O recurso vem do Tesouro Estadual e será destinado ao pagamento dos novos servidores a título de despesa com pessoal.

A medida ainda está em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que possibilita a reposição de força de trabalho em áreas essenciais, como a segurança, com a nomeação de excedentes em concursos desde que haja vacância de cargos.