Destaques Esporte

Novas regras entram em vigor no futebol

4 de julho de 2024

Novas medidas aprovadas pela International Board passam a valer no futebol profissional / Foto: Reprodução

PASSOS – A partir deste mês entram em vigor cinco novas regras para o futebol mundial, aprovadas em março pela International Board (IFAB). A alteração mais significativa é a permissão de uma substituição extra em casos de concussão (forte impacto na cabeça), já aplicada em alguns campeonatos ao redor do mundo, incluindo o Brasileirão.

Competições que tiveram início antes de 1º de julho podem escolher se adotarão as novas regras. Contudo, a partir das próximas edições, todas as cinco mudanças serão obrigatórias.

As novidades incluem substituições adicionais permanentes por concussão conforme o protocolo necessário; a exigência de que cada equipe tenha um capitão identificado com uma braçadeira; a responsabilidade dos jogadores pelo tamanho e adequação de suas caneleiras; a equiparação de infrações de mão não intencionais penalizadas com pênaltis a outras faltas; e a exigência de que parte da bola toque ou ultrapasse o centro da marca de pênalti, com invasões sendo punidas apenas se afetarem o jogo.

Além dessas mudanças, outras medidas estão sendo analisadas pelo IFAB, como a regra de que apenas o capitão possa argumentar com o árbitro, já usada na Eurocopa 2024. Qualquer outro jogador levaria amarelo nesta situação. Outras regras em teste incluem aumentar de seis para oito segundos o tempo de posse de bola pelo goleiro e pausas para que o árbitro mande o jogador para sua área de pênalti.

O cartão azul que estava em fase de testes não foi incluído nas mudanças. Este cartão expulsaria o jogador por 10 minutos. Caso o atleta recebesse dois cartões azuis, ou um azul e um amarelo, seria expulso da partida. A IFAB continuará estudando a introdução do cartão azul no futebol.