Ícone do site Folhadamanha

Nova liga de futebol estuda cálculo para divisão de receita

Leonardo Pedro

PASSOS – A nova Liga de Futebol Brasileiro (Libra) aprovou o novo cálculo de divisão de receita da associação e enviou a proposta para a Liga Forte Futebol (LFF), na última terça-feira, 28, na sede da Federação Paulista de Futebol. Contudo, mesmo com os novos valores, a LFF sugeriu mudanças na tarde de ontem, 1º.

A divisão de receitas, pelo novo modelo votado pela Libra, fica em 40% igualitário, 30% por performance e 30% pelo engajamento, medido somente por audiência. Isso durante a transição de cinco anos. Os critérios permanecem após esse período, mas o modelo muda para 45-30-25, como é na LFF. A divisão é referente aos valores de cotas de televisão da nova liga.

Mesmo com a alteração no modelo, a LFF, representada por Atlético, Fluminense, Internacional, Athletico-PR e Fortaleza, ainda está insatisfeita. O grupo exige que a diferença entre o clube que mais ganha e o que menos ganha com as receitas seja de, no máximo, 3,5 vezes desde o começo da Liga, em 2025.

A LFF também exige uma garantia de ao menos 20% das receitas destinadas às séries B e C. A CBF não autoriza que a Liga controle a Terceira Divisão, mas como há membros da C na LFF (Brusque, CSA, Figueirense e Operário), ela propõe um repasse solidário de 2% das receitas para os times de lá. Enquanto isso, a Libra propõe que a Série B tenha 15% do bolo total, desconsiderando a Série C.

A terceira exigência ataca diretamente Flamengo e Corinthians (as duas maiores torcidas do país). A LFF diz que os dois não podem manter a diferença que tem no momento com ganhos de pay-per-view em relação aos outros times. Por fim, o quarto ponto pede que mudanças estatutárias sejam aprovadas desde que 2/3 do grupo vote a favor e não 85% como sinalizou a Libra.

A Libra é formada por Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória. A LFF conta com os seguintes times: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sport, Vila Nova e Tombense.

Os dois grupos devem se encontrar nos próximos dias. Alberto Guerra (Grêmio), Duílio Monteiro (Corinthians), Gabriel Lima (Cruzeiro), Guilherme Bellintani (Bahia), Rodolfo Landim (Flamengo) e Thairo Arruda (Botafogo) serão os representantes da Libra na reunião com a LFF.

Sair da versão mobile