Cinema Destaques

No Roxy, Shazam! Fúria dos Deuses

24 de março de 2023

Jovens ganham mais destaque e parecem estar mais em sintonia com a personalidade do elenco adolescente./ Foto: Divulgação.

Aline Pereira

Quase cinco anos após chegar às telas pela primeira vez, Shazam! retornou em um período delicado para a DC: James Gunn e Peter Safran recém-assumem uma nova direção criativa do estúdio, que envolve uma série de mudanças importantes na construção dos personagens que vimos até agora.

Em um segmento como o de super-heróis, em que as produções parecem vir sempre acopladas a uma premissa de “o que vem depois?”, o futuro nebuloso pode ser um problema. É com esse clima de “de onde vem e para onde vai”, que Shazam! Fúria dos Deuses chega – mas convida o público a deixar essa questão um pouco de lado e abraçar uma atração (quase) sem compromisso.

A história de Shazam! 2 – em cartaz no Roxy e Cine A – começa pouco após os acontecimentos do primeiro filme e continua seguindo o protagonista Billy Batson, interpretado por Asher Angel em sua versão adolescente – que quase não aparece no longa – e por Zachary Levi na versão heroica. Agora que já está aprendendo a lidar com seus superpoderes, o protagonista tem outros problemas para lidar: o amadurecimento levanta questões de identidade que são fáceis de identificar e não só começa a se sentir despreparado para a “responsabilidade” que seus poderes trazem, como também precisa encontrar um caminho para se estabelecer como líder de um grupo que não parece compartilhar os mesmos objetivos.

Do lado de fora de sua cabeça – representada em uma ótima cena em que o herói adulto tenta se consultar com um pediatra para falar sobre sua Síndrome do Impostor –, uma nova ameaça universal surge: as deusas filhas do deus Atlas surgem para contestar o poder da família Shazam e acreditam que as habilidades que eram suas por direito. Assim, a ação de Shazam! Fúria dos Deuses vai e vem por mundos diferentes, trazendo criaturas mitológicas e explorando o que os efeitos especiais são capazes de fornecer.

No filme de 2019, foi um pouco difícil aceitar Shazam e Billy Batson como uma pessoa só – os atores Asher Angel e Zachary Levi não pareciam interpretar a mesma pessoa, especialmente porque a versão adulta do herói parecia mais a emulação de um adolescente afobado e atrapalhado do que a interpretação dada pelo ator adolescente. Esta diferença diminui significativamente no segundo filme da saga, em que o protagonista convence mais como um adolescente no corpo de um adulto, embora seja importante ressaltar também que praticamente não vemos Asher Angel em cena e isso, sem dúvidas, ajuda a não sentir tanto a separação entre os dois.

O mesmo vale, relativamente, para o restante do elenco jovem de Shazam!: suas versões adultas ganham mais destaque e parecem estar mais em sintonia com a personalidade do elenco adolescente. Aqui, vale ainda destacar Meagan Good, na versão adulta (e fofa!) de Darla, e Jovan Armand, como a versão adolescente de Pedro Pena. Mas se a sequência de Shazam! tem uma grande estrela, o nome é Jack Dylan Grazer, que interpreta Freddy Freeman.

SHAZAM! FÚRIA DOS DEUSES (Shazam! Fury of the gods) EUA, 2023. Gênero: Ação, Aventura, Fantasia. Direção: David F. Sandberg. Elenco: Zachary Levi, Asher Angel, Jack Dylan Grazer, Helen Mirren, Lucy Liu, Rachel Zegler, Adam Brody, Djimon Hounsou. Cine Roxy, em Passos, 18h30. Cine A, em São Sebastião do Paraíso, 15h45.