Leonardo Pedro
PASSOS – Neste domingo, 14, às 18h30, no Independência, o Cruzeiro visita o rival América pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa terá de superar uma verdadeira ‘pedra no sapato’ para continuar entre os primeiros colocados na Série A do torneio, pois não vence o Tricolor há sete jogos.
O último triunfo do clube celeste sobre o rival foi em dezembro de 2020, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 25ª rodada da Série B daquele ano. Manoel e Rafael Sóbis marcaram os gols celestes, e Anderson Jesus descontou.
Após a vitória cruzeirense, são sete vitórias seguidas do América no clássico. Além de vencer o Cruzeiro na primeira fase das últimas edições do Campeonato Mineiro, o alviverde ainda eliminou o rival nas semifinais de 2021 e 2023.
Pior momento no clássico
Desde que o futebol brasileiro se tornou profissional, na década de 1930, o Cruzeiro não perdia tantos jogos seguidos para o América. O maior número de vitórias seguidas do Coelho no clássico nesse período havia sido três, entre os anos de 1952 e 1953.
Os números da Raposa no clássico também pioraram bastante após a subida do América para a Série A do Campeonato Brasileiro. A grande série de triunfos no duelo com o Cruzeiro começou justamente no primeiro ano após o acesso do alviverde à Primeira Divisão – o clube realizou um feito inédito ao se garantir na elite pela terceira temporada consecutiva.