Leonardo Natalino
PASSOS – Ainda na conhecida e frequente luta contra o rebaixamento, o Vasco da Gama enfrenta o Corinthians, que também luta contra o Z-4, como adversário nesta noite de Campeonato Brasileiro, às 21h30, em São Januário. Além de se distanciar da zona, o clube carioca tem a chance de colocar fim no maior tabu vigente entre clubes da Série A do Brasileirão.
São 13 anos sem vencer o Corinthians. Jogando em casa ou fora, o Vasco não supera o Timão desde a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010. Zé Roberto e Éder Luís marcaram os gols da vitória vascaína naquela noite de 13 de outubro.
De lá pra cá, o Corinthians sustenta uma invencibilidade de 20 jogos sobre o Cruzmaltino. São 12 vitórias e oito empates. São 32 tentos pró-Timão e 11 contra. No primeiro turno deste ano, o Vasco teve a chance de quebrar a sequência, mas foi derrotado por 3 x 1 na Neo Química Arena.
Sem vencer há dois jogos no torneio de pontos corridos, o Vasco deve ir a campo com: Léo Jardim; Paulo Henrique, Capasso, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Jair (Praxedes), Paulinho; Rossi, Gabriel Pec, Vegetti. O Timão, que foi goleado por 5 x 1 diante do Bahia e teve a sua invencibilidade na Neo Química, diante do Tricolor, quebrada, forma com: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Lucas Veríssimo e Matheus Bidu; Moscardo, Maycon, Renato Augusto; Wesley, Ángel Romero, Yuri Alberto.
Tabus
Curiosamente, o segundo maior tabu entre times da Série A também favorece o Corinthians. No confronto contra o Coritiba, o Alvinegro tem uma série invicta de 17 partidas, somando todas as competições, com 11 vitórias e seis empates. A última vitória do Coxa foi no dia 4 de setembro de 2011, por 1 a 0, no Couto Pereira.
O Coxa também era o azarão do terceiro maior tabu. Até vencer o Internacional no último dia 29 de outubro, por 4 x 3, pela 30ª rodada, eram 14 jogos sem superar o clube colorado, com sete triunfos gaúchos e sete empates.
Com a vitória por 3 x 0 no último domingo, 26, o Flamengo manteve o tabu diante do América, com 10 vitórias em 14 jogos de invencibilidade, sendo essa a terceira maior sequência entre clubes da Série A.
Outro tabu que também foi quebrado recentemente é o do clássico entre Palmeiras x Santos. Na 26ª rodada deste ano, o Peixe superou o Porco por 2 x 1, na Arena Barueri, e colocou fim na longa soma de 12 jogos sem vencer o rival (nove vitórias do Alviverde e três empates).