Destaques Esporte

Nadadores de Passos encaram desafio na Ultra Canyons de Furnas

7 de maio de 2025

Karla e Rodrigo, da equipe Lambaris da Canastra, participam de prova em águas abertas / Foto: Divulgação

Bianca Simionato

PASSOS – Os nadadores passenses Karla Lemos e Rodrigo Freire participam nesta sexta-feira, 9, da Ultra Canyons de Furnas, uma das mais desafiadoras provas de natação em águas abertas do Brasil. Com um percurso de 15 km, a ultramaratona será realizada no Lago de Furnas, em São José da Barra, atravessando os cânions entre a Praia Ponta da Serra e a Usina Hidrelétrica de Furnas.

Amigos e integrantes da equipe Lambaris da Canastra, Karla e Rodrigo compartilharão a experiência lado a lado. A largada está marcada para as 6h, na Ponta da Serra. O trajeto exigirá dos nadadores resistência física e mental, para superar as águas profundas, correntezas e o silêncio imponente das formações rochosas.

Karla Lemos, nadadora experiente que já completou os 36 km da icônica travessia Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro, destaca o simbolismo da prova. “Nossa expectativa para a travessia é vivenciar mais do que um desafio físico, é experimentar uma jornada de superação, conexão com a natureza e aprofundamento pessoal. Cada metro nadado será uma conquista, e estar entre atletas que compartilham da mesma paixão torna tudo ainda mais especial. Queremos dar o nosso melhor, respeitando o percurso, nossos corpos e o mar, o nosso ‘mar de Minas’. É mais do que nadar, é viver a travessia por inteiro em um cenário espetacular, nas límpidas águas cor verde esmeralda dos Canyons de Furnas”, comenta.

Já Rodrigo Freire estreia em ultramaratonas aquáticas e encara o desafio com entusiasmo, contando com a parceria da amiga Karla e o apoio fundamental de Samir Barel, nadador de longa distância, que será o treinador e responsável por acompanhar de barco o percurso dos dois atletas.

Além de ser uma conquista individual para cada atleta, a Ultra Canyons de Furnas representa um estímulo ao turismo esportivo na região, atraindo nadadores, equipes técnicas e visitantes de várias partes do país, que se encantam com a beleza natural dos cânions e com o desafio que o “mar de Minas” oferece.