Ícone do site Folhadamanha

Nadadora se prepara para prova em águas abertas em novembro

Karla está há dois anos e meio se preparando para a prova no Rio de Janeiro./ Foto: Divulgação

PASSOS – A nadadora, Karla Lemos, de Passos, se prepara para realizar a travessia do Leme ao Pontal no dia 6 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro. A prova, com início previsto para às 3h, desafia os atletas a percorrerem 36 km em águas abertas e é considerada a travessia mais popular da América do Sul pela Associação Mundial de Águas Abertas.

Para a prova, Karla será acompanhada por uma embarcação que contará com a presença de um fiscal, seu treinador, Samir Barel, e um marinheiro responsável por garantir a segurança durante o percurso.

Há dois anos e meio, a atleta se dedica à preparação para essa travessia. Seu treino é intenso e ocorre seis vezes por semana. De segunda a sexta-feira, ela pratica na piscina do Clube Passense de Natação (CPN), enquanto aos sábados, realiza treinos no “Mar de Minas”. Sua rotina inclui nadar 7 km por dia, somando 42 km semanais.

Além do apoio do treinador, Karla conta com a preparadora física Ana Carolina Moreli. Nos simulados realizados no “Mar de Minas”, é acompanhada por Cássio Calixto, da Raia Viva, e por Rony, da Agência de Turismo de São José da Barra, que supervisiona o embarque de apoio.

No ano passado, a nadadora disputou duas provas, uma de 16 km e outra de 24 km no tradicional “14 Bis”, que liga Bertioga a Santos.

A alimentação também é um ponto crucial para o sucesso de Karla durante a travessia. No dia, ela planeja consumir alimentos leves e de fácil digestão, como bisnaguinhas com geleia, bananas e pêssegos, variando a ingestão conforme a necessidade. Para manter a hidratação, contará com água, isotônicos e água de coco.

O desafio do Leme ao Pontal é apenas mais um passo na carreira de Karla. A atleta já está de olho em novas oportunidades e pretende explorar percursos internacionais para continuar sua trajetória em provas de ultramaratona em águas abertas.

Sair da versão mobile