Bianca Simionato
PASSOS – A nadadora passense Karla Lemos realizou uma prova de águas abertas, dessa vez no Rio de Janeiro, ao concluir a Travessia do Leme ao Pontal. A ultramaratona aquática, de 36 km, foi completada pela atleta em 10 horas e 3 minutos, começando às 2h da madrugada do dia 26 de novembro.
A prova, reconhecida como a mais popular da América do Sul pela Associação Mundial de Águas Abertas, apresentou desafios extremos. Karla enfrentou águas-vivas, temperatura da água variando entre 18°C e 21°C, além de náuseas durante o percurso. Apesar disso, superou cada dificuldade, guiada por sua resiliência e pela equipe de apoio, composta pelo treinador Samir Barel, um fiscal e um marinheiro.
“Foi uma experiência linda, única e incrível onde pude curtir e apreciar a paisagem do Rio de um ângulo diferente”, relatou Karla.
O desafio coroou mais de dois anos e meio de preparação intensa. Karla treinava seis vezes por semana, somando 42 km semanais entre piscinas no Clube Passense de Natação (CPN) e águas abertas no “Mar de Minas”.
Sua rotina é acompanhada pela preparadora física Ana Carolina Moreli, e nos simulados realizados no “Mar de Minas”, é acompanhada por Cássio Calixto, da Raia Viva, e por Rony, da Agência de Turismo de São José da Barra, que supervisiona o embarque de apoio.
No ano passado, a nadadora já tinha disputado duas provas, uma de 16 km e outra de 24 km no tradicional “14 Bis”, que liga Bertioga a Santos.
O desafio do Leme ao Pontal é apenas mais um passo na carreira de Karla. A atleta já está de olho em novas oportunidades e pretende explorar percursos internacionais para continuar sua trajetória em provas de ultramaratona em águas abertas.