Ícone do site Folhadamanha

Nadador paraisense vence circuito na Nova Zelândia

Atleta paraisense também está competindo no mundial master no Japão./ Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – O brasileiro Raphael Marinzeck Borborema foi o melhor nadador em sua faixa etária no circuito de águas abertas da Nova Zelândia (NZ Ocean Series), onde quebrou um recorde nacional 200 metros peito. Nesta semana está em Fukuoka, no Japão, para competir no Campeonato Mundial Master de Esportes Aquáticos.

O torneio vai até o dia 11 de agosto e Raphael competiu em águas abertas nesta quinta-feira, 3, ficando na 14ª colocação em sua categoria. No próximo domingo, 6, disputa prova de 100 metros peito. Na segunda, 7, na modalidade borboleta, 50 metros. Já no dia 9, fará os revezamentos. No dia 10, a prova 200 metros peito. Por fim, no dia 11 nada 50 metros peito.

O atleta começou a nadar em São Sebastião do Paraíso, competindo em nível regional, estadual e nacional e conquistando vários títulos estaduais, principalmente nadando peito. Quando foi para a universidade, Raphael deixou as competições, mas voltou ao esporte em 2006, nadando de forma competitiva em São Carlos (SP), onde sagrou-se campeão estadual de não federados daquele mesmo ano.

Em 2013, após retorno à Nova Zelândia, competiu provas em águas abertas no mar do Porto de Nelson (cidade neozelandesa). Ele também participou da travessia de cinco quilômetros no Porto de Akaroa, parte da série de águas abertas no oceano do país da Oceania. No último verão, conquistou vitórias em Wellington, Mt Maunganui e Mission Bay lhe deram o título nacional na faixa etária de M35-39.

Na piscina, Raphael competiu em maio no Campeonato Nacional Master da Nova Zelândia em piscina de longa distância, onde quebrou o recorde de 200 metros em um tempo de 2 minutos e 42 segundos cravados.

Sair da versão mobile