BLOCO DE MODA – Wagner Penna
Confirmada para os dias 11 a 13 de abril, a próxima Minas Trend (MW) vai retomando o ritmo habitual das feiras, reunindo negócios e tendências para determinada estação do ano. No caso, para o verão de 2023/24. A mudança de local para sua realização, agora no Minascentro (no centro de Beagá), desde a edição de novembro passado, foi um sucesso e será mantido.
Além das novidades em vestido, sapato, bolsa e joias, o salão de negócios promovido pela Fiemg, terá também debates que envolvem todo o parque industrial mineiro com o simpósio ‘Imersão na Indústria’, cuja primeira edição aconteceu no ano passado. E também da chamada economia criativa, que voltará a ter seu espaço lá, com criações belíssimas do artesanato made in Minas.
Mas a grande novidade essa 29ª edição da Minas Trend será a volta de grandes desfiles. O assunto está sob o comando da Associação dos Criadores e Estilistas de Moda (ACRIE), cujo presidente Antônio Diniz e outros membros da diretoria, reuniram-se, nesta semana, com membros da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em busca de apoio para essa ação. A ideia é ótima e pretende reunir nomes conhecidos e novos talentos na passarela.
O movimento fashion mineiro se cresce e aparece.
VAIVÉM
- O mundo da moda mundial perdeu, nesta semana, o estilista Paco Rabanne (88 anos), espanhol radicado em Paris desde a juventude. Seu maior feito, foi a criação de roupas feitas em metal, lá nos idos da década de 1960. Por isso mesmo, foi chamado por Chanel de ‘estilista ferreiro’. Mas, com a força crescente do seu nome, criou uma linha de perfumes famosa e que acabou dominando sua identidade pública mais que a costura. É mais um nome da ‘geração de ouro’ de Paris, que surgiu entre as décadas de 50 e 70, que se vai.
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- A Gucci, finalmente, revelou o sucessor de Alessandro Michele, estilista que transformou a casa em seus sete anos como diretor criativo. O ome dele é Sabato de Sarno, italiano que assume o cargo após passar por Valentino, Prada e Dolce & Gabbana. Terá tarefa dificil, que é resgarar as vendas após o sucesso momentâneo do seu sucessor – que propôs o estilo brechó e a juventudade adorava. Como a própria juventude, mercado fugaz.
PONTO FINAL
O Carnaval vem chegando e a moda se assanhando. Um dos eventos mais criativos do país (envolvendo desde escultura, música e até moda) a festa momesca, neste ano, vai se integrar, literalmente, com a turma da moda. É que o grupo Soma (dono das marcas Hering, Animale, Farm, Dzarm, Maria Filó & outras) vai ter camarote de mais de mil metros no desfile das escolas de samba, no Rio. É a primeira vez que um grupo de moda entra ali com tanta força.