PIUMHI – Cerca de 40 caminhões de material foram recolhidos em mutirões contra a dengue realizados nos bairros Lagoa de Trás, centro e Nova Esperança, em Piumhi. Segundo informações da prefeitura do município, a estratégia beneficiou cerca de 7,5 mil pessoas.
De acordo com o coordenador de Endemias, Luiz Henrique Vieira Mota, os mutirões de limpeza estão sendo realizados em diversos locais, com destaque para as ações nos bairros Lagoa de Trás, no centro, e Nova Esperança, sendo realizada limpeza em metade do bairro até o momento.
Nesses locais, aproximadamente 40 caminhões de materiais em desuso já foram removidos, ajudando a erradicar potenciais locais de reprodução do mosquito. Luiz Henrique destaca a intenção de ampliar os mutirões para abranger todos os bairros, dando prioridade àqueles com maior registro de casos. Até o momento, cerca de 7,5 mil pessoas já foram beneficiadas com essas operações de limpeza em massa, informa a prefeitura.
Drones
Além dos mutirões, a equipe de agentes de endemias prossegue com as visitas domiciliares para monitorar focos do mosquito e mantém a colocação de armadilhas. Uma das mais recentes e eficazes iniciativas da prefeitura é a aplicação de pulverização por drones, que têm demonstrado resultados favoráveis e continua sendo implementada em locais estratégicos da cidade.
A secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, destaca a eficácia desse equipamento, ressaltando que, nas últimas quatro semanas, houve uma desaceleração nos casos de dengue, conforme boletim epidemiológico divulgado diariamente.
A secretaria reforça a importância da colaboração da população no combate ao Aedes aegypti, mantendo os quintais limpos e eliminando possíveis focos de reprodução do mosquito. Ações como essa são fundamentais para a prevenção de doenças transmitidas pelo vetor, como dengue, zika e chikungunya.