Música

Tabajara Belo é o 20º convidado de ‘O Charme do Violão Mineiro’

20 de setembro de 2021

O belorizontino Tabajara Belo é violonista, compositor e professor

O convidado para a entrevista de número vinte do ciclo ‘O Charme do Violão Mineiro’ da próxima terça-feira, 21 é o violonista, compositor e professor Tabajara Belo, mineiro de Belo Horizonte. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, ele teve início no dia 11 de maio de 2021, sempre às 20h30, no canal do YouTube do violonista e pelas redes sociais do Grupo Folha pelo link https://youtu.be/KrAqu42Rc5k.

Tabajara Belo iniciou seus estudos musicais ainda criança com o professor Vito Duarte. Foi aluno de violão de Fanuel Junior, Fernando Araújo e Tom Patterson. Tabajara é bacharel em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Violão pela University of Arizona e, atualmente cursa o doutorado em Composição e Jazz Performance pela University of Florida.

O mineiro é professor de Violão na Universidade Federal de Ouro Preto. Dono de um estilo que abriga sólida formação erudita e grande fluência na música popular, Tabajara tem se destacado no cenário musical mineiro. Tabajara Belo já se apresentou ao lado de renomados nomes da música brasileira como Marcus Viana, Paula Santoro, Paulo Bellinati, Vander Lee, Claudio Nucci e Wagner Tiso.

O músico conquistou o prêmio de ‘Melhor Instrumentista’, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) Instrumental 2008, o prêmio de violonista-destaque, promovido pela revista ‘Guitar International Magazine’, em 2011 e a segunda colocação no concurso ‘Novas 2’, em 2016. Tabajara já lançou dois Cds, ‘Tabajara Belo’ (2006) e ‘Suíte Brasil’ (2009) – com o flautista Bruno Pimenta.

Atualmente, Tabajara Belo trabalha na produção de seu novo álbum e na composição dos ‘Estudos para Improvisação Multi-textural’, para violão solo.