Música

Rita Lee terá live no Instagram

7 de Maio de 2020

A compositora, cantora, instrumentista e escritora Rita Lee.

A conta oficial de Rita Lee no Instagram anunciou uma live com um bate-papo sobre os 40 anos do disco “Lança Perfume”. Não é certo que a cantora vai participar, mas o jornalista Guilherme Samora, mediador do programa, disse em suas redes sociais que ela pode sim “dar o ar da graça”.
O bate-papo tem a presença confirmada de Mel Lisboa (que viveu Rita no musical sobre a vida da cantora), Pedro Bial, Rita Cadillac e Ronnie Von. A live está programada para às 19h30 desta quinta, dia 7, no www.instagram.com/litaree_real/ ou [email protected]

O disco, na verdade nomeado apenas Rita Lee, foi lançado em 1980 e trouxe alguns dos maiores sucessos da carreira da cantora, como “Baila Comigo” e “Lança Perfume”, que chegou a frequentar o topo das paradas na França. O projeto sinalizava a vontade de Rita de alcançar mais pessoas com a sua música, movimento que influenciou diversos artistas da música brasileira, como Lulu Santos, Marina Lima e o Barão Vermelho. O álbum teve arranjos de Lincoln Olivetti, e as composições foram de Rita Lee e Roberto de Carvalho.

Em entrevista em abril, a cantora falou sobre sair da reclusão em que se recolheu nos últimos anos. “Me deu vontade de dar as caras para trocar figurinhas amorosas com quem está preso em casa buscando companhia.”

Ela disse estar produzindo (“Fiz uma música punk, sobre uma garota que vive no mundo virtual sob o codinome #bloodymary e que está torcendo para que a raça humana suma do mapa de vez”) e também contou que tem mais dois livros infantis planejados para lançar este ano.

Sobre a pandemia do coronavírus, ela disse acreditar que seria uma boa oportunidade para a humanidade aprender a respeitar outras formas de vida na Terra. “A raça humana tem sido o parasita do planeta. Quando essa pandemia acalmar, seremos obrigados a mudar, por nossa saúde física, mental, psicológica e espiritual. Nada voltará a ser como antes e isso é bom, os donos do poder vão ser obrigados a cair na real de que não somos tribos isoladas, somos uma raça só. Vamos lembrar que o Homo sapiens continua investindo em aparatos nucleares e que ninguém no mundo estava preparado para uma já anunciada possibilidade de guerra biológica”.

Há oito anos, Rita Lee anunciou sua aposentadoria dos palcos e passou a viver em contato mais próximo com a natureza. Aparições públicas foram raras, apenas para lançamento de seus livros ou para ver musicais que a tivessem como personagem. Durante a quarentena contra a pandemia do novo coronavírus, porém, Rita, aos 72 anos, despontou diversas vezes na redes sociais, para espanto e alegria dos fãs.

Em uma live, ela falou sobre o Dr. Alex, personagem de uma série de livros infantojuvenis publicada pela Globo Livros – neste ano, aliás, chegam mais dois volumes. Rita ainda gravou um vídeo mostrando como se deve lavar as mãos e conversou com Fábio Porchat no programa online dele e, máxima aparição, cantou um de seus grandes sucessos, “Saúde”, ao lado do marido Roberto de Carvalho, post que, só no Facebook, teve mais de 1,2 milhão de views.