Música Destaques

Pela 1ª vez em Passos, Festival Nacional da Canção terá 2 representantes da cidade

Por Adriana Dias / Redação

9 de agosto de 2021

A passense Luisa Arantes está na disputa com outros 54 músicos. Foto:/ Divulgação.

PASSOS – Os músicos passenses Tibless, com ‘Frequência’, e Luísa Arantes, com ‘Teu’, são os concorrentes ‘da casa’ que vão disputar com outros 54 artistas de várias partes a primeira edição do Festival Nacional da Canção realizada em Passos.

O evento, que está em sua 51ª edição, surgiu e foi sediado em Boa Esperança e já teve etapas classificatórias em outros municípios do Sul de Minas, como Varginha, Alfenas, Guapé, São Lourenço, Extrema, São Tomé das Letras, Três Pontas, Formiga e Pouso Alegre. Este ano, ele vai acontecer no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos, nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro, num formato híbrido, com atrações presenciais e online. Além do troféu Lamartine Babo serão distribuídos R$70 mil em prêmios.

Neste ano, será de Passos que cantores de todo o mundo vão se apresentar de forma online. Por causa da pandemia, o evento vai acontecer para um público restrito, com todas as medidas de segurança exigidas pela Secretaria de Estado de Saúde.

Os apresentadores vão chamar as músicas concorrentes em telões e as atrações como dança, artes circenses e música erudita e instrumental acontecerão de forma presencial. Tudo transmitido ao vivo pelo Youtube foram 1.310 inscrições e escolher as selecionadas não foi fácil.

Justamente por isso, a organização do evento decidiu orientar a comissão de seleção a classificar 56 músicas ao invés das 45 previstas no regulamento. A quantidade de músicas de alto nível fez o processo ficar mais lento e, ao mesmo tempo ‘prazeroso’, segundo membros do júri.

Algumas músicas de boa qualidade não conseguiram classificação porque as gravações não atingiram o padrão mínimo de qualidade de som e imagem exigidos.

Em 2021 o Festival Nacional da Canção apresenta uma grande novidade: o público será um dos jurados. As 56 músicas classificadas para o festival já estão disponíveis no site (www.festivalnacionaldacancao.com.br) e o público pode dar o seu voto na canção que mais gostar. A escolha popular vai se juntar às mais votadas pelo júri para a escolha das vencedoras.

O Festival será exibido pelo Youtube do Festival nos dias 3,4,5 e 6 de setembro a partir das 21h. O Festival será exibido para todo o mundo pela internet no nosso canal no Youtube.

Tibless, que ficou em quarto lugar do concurso de músicos negros disse em entrevista estar esperançoso com a votação, embora, os concorrentes sejam todos muito bons.

Para Luisa participar como uma das 56 finalistas é uma grande honra. “Concorrer com pessoas mais velhas e mais experientes que eu. São todos muito talentosos e é um grande privilégio estar nesse festival ao lado deles, estou muito feliz e quero agradecer a todos que estão votando”, disse.

Os interessados podem votar em https://www.festivalnacionaldacancao.com.br/votacao. A lista com os 56 candidatos estará disponível no site clicfolha.com.br

Tibless é o outro passense na disputa. Foto:/ Divulgação.

https://www.festivalnacionaldacancao.com.br/51o-festival-nacional-da-cancao-votacao-online/