Música Destaques

O 27º convidado de ‘O Charme do Violão Mineiro’ é o violonista José Lucena Vaz

8 de novembro de 2021

O mineiro nascido em João Pinheiro, José Lucena Vaz, é violonista e professor

O convidado para a entrevista de número 27 do ciclo ‘O Charme do Violão Mineiro’ desta terça-feira, 9, é o violonista e professor José Lucena Vaz, mineiro de João Pinheiro. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, ele teve início no dia 11 de maio de 2021, e ocorrerá sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista e pelas redes sociais do Grupo Folha pelo link https://bit.ly/jose-lucena-vaz.

José Lucena Vaz nasceu em 1944 e se mudou para Belo Horizonte ainda criança. Foi aluno interno do Instituto São Rafael – especializado na instrução de pessoas com deficiência visual. Nesta mesma instituição, Lucena, como é conhecido no meio musical, iniciou seus estudos musicais em 1953 e, aos quatorze anos, passou a se dedicar exclusivamente ao violão. José Lucena Vaz obteve o diploma do Curso Técnico em Violão em 1967, tendo como mestre o professor Walter de Carvalho Alves.

A partir da década de 1970, buscou aperfeiçoamento instrumental e musical em diversos cursos, tais como: ‘Festival de Inverno’ (Ouro Preto); ‘Seminário Internacional de Violão’, de Porto Alegre e ‘Seminário Internacional de Guitarra’ (Montevidéu).

Dentre as premiações de Lucena, destacamos o primeiro prêmio no ‘III Concurso Internacional de Violão’, de Porto Alegre, em 1971 e a Medalha de Ouro no ‘Seminário Internacional de Guitarra’, de Montevidéu, em 1975.

Em 1973, José Lucena Vaz ingressou no Curso de Composição e Regência da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, a partir de 1976, passou a lecionar Violão nesta mesma instituição. É reconhecido como um dos principais professores de violão do país. O trabalho de Lucena é fundamentado no estudo de aspectos da cinesiologia humana aplicáveis à técnica de execução violonística.

Atualmente, José Lucena Vaz divide suas atividades entre recitais de violão solo, cursos de pequena duração, além de palestras sobre aspectos da técnica e interpretação violonística.