Música Destaques

Lincoln Andrade é o 19º convidado de ‘O Charme do Violão Mineiro’

Música

13 de setembro de 2021

O regente e professor Lincoln Andrade vai falar sobre a prática da música de câmara (conjunto) com violão./ Foto: Paulo Lacerda.

O convidado para a entrevista de número dezenove do ciclo ‘O Charme do Violão Mineiro’, desta terça-feira, 14, é o regente e professor Lincoln Andrade, mineiro de Leopoldina, que abordará a prática da música de câmara (conjunto) com violão.

Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, ele teve início no dia 11 de maio de 2021, e ocorrerá sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista e pelas redes sociais do Grupo Folha no link: https://youtu.be/vigiZfvAZbc.

Lincoln Andrade iniciou seus estudos musicais em Brasília e, nesta mesma cidade, começou a empreender sua carreira como regente e professor. Possui Licenciatura pela Universidade de Brasília, Mestrado em Regência pela University of Wyoming e Doutorado em Regência pela University of Kansas (ambas nos Estados Unidos).

Lincoln foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, University of Kansas e na Indiana State University.

O regente atuou como diretor musical do grupo ‘Invoquei o Vocal’ e regente titular do ‘Madrigal de Brasília’. Foi regente assistente do ‘Coro Jovem Comunitário de Kansas City’ e do ‘Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro’, além de titular do ‘Coral de Brasília’ e do ‘Coral Lírico de Minas Gerais’. Em 1994 e 2004, Lincoln recebeu premiações no ‘Festival Internacional de Coros de Atenas’, Grécia.

Atualmente, Lincoln Andrade é professor de Regência na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também exerce a função de chefe do Departamento de Teoria Geral da Música, é membro da Câmara de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação, membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), coordenador e regente titular do ‘Ars Nova-Coral da UFMG’ e coordenador de outros programas e projetos de extensão universitária.