Música Destaques

Ex-prefeito de Guapé lança livro sobre causos

Adriana Dias

13 de Maio de 2022

O livro ‘José Dalton de Guapé – MG e seus causos’ traz histórias e estórias de vivências com pessoas na região dos Penas

José Dalton de Guapé – MG e seus causos. Este é o título da obra recém lançada pelo ex-prefeito de Guapé, José Dalton Barbosa, pela RGE Editora, com projeto gráfico de Fernanda Oliveira Ribeiro Andrade. A obra, com 184 páginas traz diversas histórias e estórias da região onde nasceu, os Penas, no Guapé e de pessoas que fizeram parte da sua vida, de seus 73 anos muito bem vividos.

Dentre os causos estão os de assombração, que muito povoaram as mentes dos nascidos nas décadas de 1930, 1940 e anos seguintes, pois criatividade para contar histórias macabras não faltava aos bons contadores.

O autor também traz histórias de pessoas que fizeram parte do seu convívio desde criança até os dias atuais. Tais como seus pais, a família Manoel Barbosa e filhos; Adilino e a Ana, casal de dar inveja ao amor; Joaquim Adão, Zé Trindade; o Monsenhor João Oenning e tantos outros.

Desta leva de amigos, convidou a colega da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Eveline Mantovani Alvarenga, de Viçosa/MG, para escrever a orelha do livro. “Que alegria ver ‘nascer’ esse seu livro José Dalton, meu grande amigo e colega de UFV! Você é um contador de ‘causos’ nato e sempre achei que outros e não só eu deveriam ter também o direito de conhecer essas preciosidades e se divertirem também. São histórias e estórias tão interessantes que retratam a vida e o imaginário de toda uma ou mais gerações. Precisavam ser registradas para não se perderem no tempo. E aí estão”, escreve Eveline.

Conforme Barbosa, o saber se aprende na escola, porém, a sabedoria é dom de Deus. “Às vezes, com pessoas que nunca freqüentaram uma escola, você aprende mais, que com pessoas que freqüentaram as melhores universidades. Eu tive a felicidade de conviver com pessoas simples, mas sábias, que freqüentavam a venda de meu avô ao lado de nossa casa”, disse o autor.

Ele conta que aprendeu muito e não poderia levar consigo, para a grande viagem, tantas estórias. “Agradeço a Deus por ter nascido em Guapé, na região conhecida como Penas. É um lugar que Deus colocou a mão e esqueceu de tirar”, conta no livro, que levou 4 meses para escrever em sua península no Guapé.

José Dalton, pai de três filhos, foi prefeito de Guapé de 1989 a 1992, num segundo mandato de 1997 a 2000 e vice-prefeito na gestão de 2013 a 2016. A obra foi impressa com 1.100 exemplares os quais ele está presenteando amigos.