Música Destaques

Ana Rocha lança ‘Coivara’ em Capitólio

Por Adriana Dias / Redação

24 de novembro de 2021

Ana Rocha lança álbum autoral e instrumental de viola brasileira./ Foto: Reprodução.

A instrumentista Ana Rocha e músicos convidados fazem apresentação do show musical no formato online de lançamento do álbum autoral de viola caipira ‘Coivara’, na Casa de Cultura de Capitólio, nesta quinta-feira, 25, às 19h30. O CD apresenta uma nova perspectiva da música de viola instrumental, através da ótica feminina. As composições exploram inovações timbrísticas, riqueza nos arranjos que conduzem a paisagens norte mineira, barranqueira e rural, entre outras permeadas por técnicas apuradas de execução que salientam a beleza e poesia do instrumento.

O álbum instrumental traz 12 músicas, sendo 8 autorais e 4 de domínio público recolhidas na região do São Francisco/MG. As músicas contemplam diferentes gêneros musicais e alia o caráter melódico da viola de Ana Rocha com participações  de Ana Luiza, na percussão, Tatá Sympa, no piano, Rogério Delayon, no violão, bandolim e baixo, viabilizado através dos recursos da lei Aldir Blanc, com patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. A cenografia e Iluminação será produzida pela Casa Volante de Teatro.

De acordo com Ana Rocha, os resultados esperados com o trabalho têm estreita relação com o nome do show musical. Coivara, palavra de origem indígena, significa a prática de amontoar gravetos, queimá-los e transformá-los em cinzas, ritual que serve tanto para adubar as plantações, quanto para espantar os maus espíritos.

“Espera-se a plena realização do ideal transformador do álbum que contribuirá para o crescimento coletivo através da música de viola. Fortalecendo a interação entre as gerações, alegrando os participantes e ouvintes espantando os ‘maus espíritos’ modernos: a ansiedade, o medo, a tristeza, dentre outros, através de um produto acessível e de qualidade sonora”, informou a artista que nasceu em São Francisco e atualmente reside em Capitólio.

Como objetivos específicos, destacam-se a divulgação do trabalho e as composições da Ana Rocha que vêm ao longo dos anos se dedicando ao estudo, pesquisa e ensino da viola brasileira. É também o objetivo, aumentar o acesso do público a uma obra composta por uma mulher instrumentista, a viola instrumental caipira e as suas diversas matizes.

A viola será apresentada como um elemento lúdico e agradável que une tradição e modernidade de forma leve e poética, proporcionando lazer, diversão e cultura a todos. Um dos single, ‘Águas claras’ que compõe o CD já foi lançado juntamente com um videoclipe feito pela produtora ‘Pulsa – Comunicação e Cultura’, de Passos e em dezembro será disponibilizado o álbum ‘Coivara’ completo em todas as plataformas digitais.
Ana Rocha desenvolve a difusão da música de viola, inspirada nas grandes violeiras do Brasil como Helena Meireles e Inezita Barroso. Com seu toque marcado por influências da cultura popular, traz nas suas composições de viola com um sotaque inovador e feminino.

Foi coordenadora da orquestra Jovem luthiers de Barão de Vocais, orquestra de Viola de Itabira e BH. Formada em música na Universidade Estadual de Minas Gerais e pós-graduada em Educação Musical (UFMG). Com grande ligação às águas e a natureza, Ana Rocha, se muda para Capitólio em 2019, onde desenvolve atualmente trabalhos de educação musical e criação autoral.

Se apresentam, diretamente da Casa de Cultura de Capitólio, junto com Ana Rocha, no show online desta quinta-feira os músicos Robinho Ribeiro, no piano e Javier Sotelo, na percussão. O show pode ser acompanhado pelo canal do YouTube:”Cultura Capitólio” (https://youtube.com/channel/UCqHVldq36Yfm5ePmxGKafSQ). É possível acompanhar o trabalho da Ana Rocha nas redes sociais através do Instagram @anarochavioleira e do canal no YouTube “Ana Rocha – Violeira”.