Música Destaques

A jornalista Adriana Dias é a 23ª entrevistada de ‘O Charme do Violão Mineiro’

Andreína Clemente/ Especial

11 de outubro de 2021

Adriana Dias é jornalista e professora universitária e conta um pouco sobre sua relação com o violão mineiro por meio de suas reportagens e história de vida

A convidada para a entrevista de número vinte e três do ciclo ‘O Charme do Violão Mineiro’, excepcionalmente exibido nesta quarta-feira, 13, é a jornalista e professora universitária Adriana Dias, mineira de Passos. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, ele teve início no dia 11 de maio de 2021, e ocorrerá sempre às 20h30, no canal do YouTube do violonista e pelas redes sociais do Grupo Folha pelo link: https://bit.ly/adriana-dias.

Desde sua primeira infância, Adriana Dias tem uma forte ligação com a música. Ainda na década de 1970, acompanhava seu pai, que era cantor de música sertaneja e habituê em concursos de calouros, em várias rádios na cidade de Passos. Adriana cursou Jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Ainda nesta cidade, a mineira trabalhou na área comercial do Sistema Clube de Comunicação, e na área jornalística do Jornal Folha de São Paulo, Jornal Enfim e Jornal Cana.

Em 2001, regressou a Passos e passou a trabalhar, como repórter, no Jornal Folha da Manhã – função que desempenha até hoje. Adriana também atua, desde 2004, na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade de Passos como professora nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e já ministrou aulas nos cursos de Design e Moda e Serviço Social.

Adriana Dias fez Mestrado em Serviço Social, pela Universidade Júlio de Mesquita (Unesp). Atualmente, cursa Direito, na Uemg (Passos) e Doutorado em Educação, na Universidade Tecnológica Intercontinental (Utic).

Durante sua carreira de jornalista, Adriana teve oportunidade de entrevistar músicos de vários gêneros, dentre eles, destacamos Toninho Horta, além dos conterrâneos Edinho Santa Cruz, Régis Danese, Eustáquio Grilo e Celso Faria.

Em 2020, Adriana Dias produziu e foi veiculado pelo Grupo Folha, o projeto Roteiros da Fé: conjunto de vinte e seis publicações semanais (matéria e vídeo), contemplando todos os templos católicos do perímetro urbano da cidade de Passos, acrescido de uma capela, representando a zona rural da cidade – projeto do qual também participaram o produtor musical e proprietário do Estúdio Alfa, Denilson César Reis, o droner Douglas Arouca e o violonista Celso Faria.