Destaques Geral

Municípios reforçam campanha de imunização contra a poliomielite

15 de junho de 2024

Cidades promovem “Dia D” contra a doença para aumentar a cobertura vacinal / Foto: Divulgação

CARLOS RENATO

 

PASSOS – Os municípios da região iniciaram as campanhas de vacinação contra a poliomielite e reforçam que a imunização é a única forma de prevenir a doença que pode causar a paralisia infantil.

Segundo o Ministério da Saúde, as crianças menores de um ano de idade deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, com três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administrada via intramuscular. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias deverão receber a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.

Em Passos, a campanha contra a doença segue para a zona rural. Segundo a prefeitura, todas as vacinas estarão disponíveis nas escolas dessa localidade durante o mês de junho, com a necessidade de levar o cartão de vacinas, cartão do SUS e CPF da criança.

Conforme o cronograma divulgado nesta sexta-feira, 14, a vacinação começa na zona rural no próximo dia 24 de junho, na Escola Municipal de Geralda Cândida (Campos). No dia 25 deste mês chega na Escola Municipal Oilda Coelho (Furnas). Já no dia 26 de junho a vacinação acontece na Escola Municipal Coronel Azarias de Melo (Águas), e por fim, no dia 27, a campanha chega na Escola Municipal Doutor Manoel Patti (Mumbuca). Em todos os locais o horário de vacinação começa a partir das 8h30.

Em São Sebastião do Paraíso, a vacinação contra a doença segue no município, nos horários na segunda e quinta-feira, das 8h às 19h, e terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 15h, no Posto de Puericultura.

Em Pratápolis, a campanha de imunização acontece neste sábado, 15, das 8h às 16h, na Sala de Vacina do município. O público-alvo será às crianças menores de um ano para atualização da caderneta de vacina e às crianças de 1 a 4 anos para receber a primeira dose da “gotinha”.

Em São José da Barra, a campanha também acontece neste sábado, das 8h às 13h, para crianças entre 1 e 4 anos, na Sala da Vacina.

No município de Piumhi, aconteceu no último sábado, 8, na praça Guia Lopes, o “Dia D” da Campanha da Poliomielite, direcionada às crianças com idade entre um e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, uma tenda foi montada para abrigar a equipe de profissionais de saúde, que não apenas administraram a vacina contra a poliomielite, mas também ofereceram vacinações contra gripe, covid-19, entre outras imunizações do calendário, tanto para crianças quanto para adultos.

A Campanha da Poliomielite segue em Piumhi na sala de vacinação Julieta Silveira de Castro, localizada na rua Rafael Gonçalves Tomé, nº 132, próximo à Praça do Rosário, entre 7h e 19h.

Em Cássia, a vacinação contra a doença acontece entre 8h e 16h, voltada para crianças entre 1 e 4 anos para a primeira dose, além das crianças menores de um ano, para atualizar o cartão de vacina.

Em Carmo do Rio Claro, a campanha segue na Sala de Vacina do Risoleta, no bairro Continental, até às 16h. O município promoveu na última terça-feira, 11, na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Benedito de Deus (Acampamento) um mutirão de vacinação contra a doença e para atualização do cartão.

Em Delfinópolis, a campanha segue entre 8h e 16h, na Sala de Vacina. Durante a semana o município também promoveu uma programação especial contra a poliomielite nos distritos de Olhos D’Água e Babilônia.

Em Nova Resende, a campanha “Dia D da Polio” acontece neste sábado, 15, na sala de vacina da Saúde da Criança, que fica do PSF Petúnia, entre 7h e 15h. A prefeitura vai distribuir algodão doce e disponibilizar pula-pula.

O “Dia D” da Vacinação Poliomielite e Multivacinação, aconteceu no último sábado, 8, em São João Batista do Glória, onde foi realizado a vacinação contra a paralisia infantil e atualização de outras vacinas de crianças e adolescentes nas unidades PSF Central e PSF Jardim Planalto. A imunização contra a doença segue no município.