Prefeituras de 23 municípios atingidos pela tragédia de Brumadinho receberam 86 kits com mais de 8 mil equipamentos e outros itens para a estruturação de feiras livres com produtores locais. As entregas foram realizadas ao longo dos dois últimos meses e são referentes a um dos projetos de reparação aos danos provocados pelo rompimento da Vale, em Brumadinho. Cada Kit Feira é composto por dez barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas, duas balanças eletrônicas e dois carrinhos de carga. O quantitativo de kits destinado a cada município foi definido pelas prefeituras. (Folha de Sabará – Sabará)
Licitação de saneamento é contestada em Nanuque
A Prefeitura de Nanuque, no Vale do Mucuri, vai privatizar o saneamento básico da cidade com a proposta mais cara que se qualificou para a licitação. A concorrência, que aconteceu sem a participação da Copasa por opção da própria empresa pública, terminou com a vitória da Socienge Engenharia e Concessões, que superou a Sonel Ambiental e Engenharia (SAM). CEO da Aterpa, grupo a qual a SAM está vinculada, o empresário André Salazar contesta os critérios usados pelo Executivo municipal. “A primeira coisa mal feita é que eles criaram um processo no qual o vencedor seria escolhido 70% por um critério técnico e 30% pelo preço”, argumentou o empresário. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
Vereador quer regras para atleta trans em Uberlândia
Um novo projeto de lei apresentado na Câmara de Uberlândia pretende proibir atletas trans de disputarem competições esportivas na cidade com equipes do sexo oposto ao biológico (de nascimento). A medida, que ainda precisa passar por aprovação, inclui pessoas que tenham feito tratamento hormonal, cirurgia ou outro procedimento médico de redesignação sexual. A proposta, de autoria do vereador Anderson Lima, argumenta que a medida é necessária para, “preservar o espírito esportivo e competitivo dos desportos em Uberlândia, além de viabilizar a livre competição por parte do sexo feminino”. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Poços de Caldas inicia contrato no turismo
A partir desta quarta-feira, 1 de março, tem início a vigência do contrato de concessão dos pontos turísticos de Poços de Caldas. A empresa CITUR será responsável por promover a gestão, a operação e a manutenção dos equipamentos turísticos, além de implementar melhorias, incluindo modernização e implantação de novos serviços. (Mantiqueira Online – Poços de Caldas)
Estabelecimento é interditado por atender menor
Um bar foi interditado, na madrugada de domingo, no centro de Governador Valadares, após uma operação de várias forças de segurança encontrarem 20 adolescentes, com idade entre 13 e 17 anos, desacompanhados dos responsáveis e ingerindo bebidas alcoólicas no estabelecimento. O proprietário do bar foi multado e o estabelecimento foi interditado. A operação foi realizada pela Polícia Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Juizado da Criança e do Adolescente e fiscais do município. O objetivo foi zelar pela segurança e bem-estar dos jovens. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)