Destaques Geral

Municípios promovem ‘Dia D’ contra a dengue neste sábado

9 de novembro de 2024

Cidades intensificam mutirões de limpeza e organizam “Dia D” contra a dengue para conscientizar a população sobre os perigos da doença / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – Municípios da região promovem neste sábado, 9, mutirões de limpeza e o “Dia D” contra o Aedes aegypti com ações educativas e de conscientização sobre a doença.

Em 2024, a dengue atingiu números recordes no estado e na região. Dados do painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que, até o dia 4 deste mês, já foram registrados 50.337 casos prováveis, sendo 45.515 deles confirmados. Desde o início do ano, 56 mortes por dengue já foram confirmadas e outras 18 estão em investigação. Passos, com 10 óbitos, é o município com maior número de mortes, seguido por Cássia (8), São Sebastião do Paraíso (7) e Piumhi (6).

A Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso realiza neste sábado, 9, das 7h às 13h, um mutirão de combate à dengue, nos bairros Nascentes do Paraíso e Residencial Vila Verde.

Segundo a prefeitura, o mutirão terá apoio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp), que recolherá pneus, colchão, material eletrônico, lâmpadas e óleo usado.

De acordo com o coordenador do Controle de Zoonoses, Luciano Santana, o objetivo é reduzir o envio de lixo para o aterro sanitário. “É muito importante que o cidadão colabore descartando todo e qualquer material que possa acumular água, uma vez que estamos em período chuvoso. Desta forma conseguiremos diminuir os números de criadouros de Aedes aegypti e, consequentemente, e avançar no combate à dengue”, disse.

Piumhi

Em Piumhi, o “Dia D” deve reforçar a campanha feita pelos mutirões de limpeza. Durante a semana, a equipe de endemias esteve no bairro Nova Piumhi e retirou duas cargas e meia de caminhões com material descartável e objetos em desuso que acumulavam água e ofereciam riscos de proliferação do mosquito.

Segundo a Prefeitura de Piumhi, durante os mutirões foram recolhidos objetos como pneus, garrafas, plásticos e outros recipientes. “Essa mobilização intensiva busca sensibilizar os moradores sobre o papel de cada um no combate às arboviroses e a importância de um esforço coletivo para manter o bairro e a cidade seguros”, destaca a prefeitura.

Cássia

A Prefeitura de Cássia informou que o “Dia D” contra a dengue será realizado nos bairros São José e São Lucas no período da manhã. A administração orienta para retirar das residências e deixar nas calçadas o entulho e material a ser descartado.

Claraval

Em Claraval, o mutirão será realizado, das 8h às 12h pelas secretarias de Saúde e Obras e Serviços Urbanos. Segundo informa a agente de Combate a Endemias, Vanilda Mariano da Silva, com máquinas e caminhões, os agentes de saúde e servidores do setor de Obras passarão por todas as ruas recolhendo eletrodomésticos usados, garrafas pet, pneus e vasilhames, entre outros objetos que possam acumular água.

“É importante que cada morador fique atento e retire o entulho nesta sexta-feira ou mesmo no sábado antes das 8 horas, para que possa ser recolhido”, disse.

Guapé

A Prefeitura de Guapé pede que a população reúna todos o material que possa acumular água, como vasos, pneus, garrafas, latas e outros objetos e coloque em um saco de lixo, que deve ser deixado na frente das residências.

No município, o mutirão de limpeza começou na última terça-feira, 5, e se estende até o dia 12 de novembro. Nesta sexta-feira, 8, o serviço esteve no bairro Cidade Velha, da Sapolândia até a rua João Targino.

Neste sábado, 9, o mutirão passa pelo bairro Cidade Nova (na rua Joaquim de Castro Vilhas pela rua Aparecida Silva Correa até a rua Bento Dutra), além da rua Bernardino Rodrigues até a praça Santo Antônio Batista, no bairro Lagoa Azul. No dia 12, o mutirão percorre os bairros Titino Ramos, Bela Vista e Parque das Águas.

Monte Santo

Neste sábado, 9, a Prefeitura de Monte Santo de Minas promove um mutirão contra a dengue em vários bairros. A administração pede que a população coloque na calçada o material que possa acumular água.

O mutirão deve percorrer os bairros Parque Industrial, Vila São Miguel, Chácara do Trevo, Jardim Maria Celuta, Jardim Ouro Verde, Jardim Primavera, Jardim Nova Magnólia, Jardim Magnólia, Bem-te-Vi, Jardim 1º de Maio, Jardim Alvorada, Jardim São Judas Tadeu, Jardim Ipiranga, Jardim Santa Hermínio 1 e 2, Vila Romana, Jardim Boas Novas, Vila Maria, Jardim São Francisco, Jardim Santa Inês, Vila Martins, Coete, Jardim Mundo Novo, Jardim Caeté, Jardim São Sebastião e Jardim Brasil.

Barra

Em São José da Barra, o mutirão de limpeza contra a dengue percorreu nesta sexta-feira, 8, no Centro, Residencial Ouro, Barra Nova II e Residencial Eldorado, do posto de gasolina até a praça Elói Batista Pereira. Na próxima segunda-feira, 11, o mutirão finaliza o trabalho no restante do centro da cidade e passa ainda pelos bairros Barra Nova I, Vila Real e Água Limpa.