Ícone do site Folhadamanha

Municípios da região promovem mutirões de limpeza contra dengue

Em Piumhi, ação de limpeza removeu quatro carga de caminhões com resíduos e materiais inservíveis / Foto: Reprodução

Carlos Renato

 

PASSOS – Municípios da região realizam mutirões de limpeza e outras ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Em Piumhi, durante uma ação no último sábado, 19, o setor de Endemias removeu quatro cargas de caminhões com entulho e material inservível que podem acumular água e servir como criadouro do mosquito. O mutirão aconteceu no bairro Bela Vista.

Segundo informações da prefeitura, o mutirão no último fim de semana contou com a participação dos moradores, agentes de saúde e equipe de limpeza urbana, com o principal foco em eliminar criadouros do mosquito transmissor das arboviroses

Conforme a prefeitura, as equipes dos mutirões de limpeza seguem para o bairro Nova Piumhi, no próximo sábado, 26, onde a ação terá continuidade para garantir a manutenção da limpeza urbana, reduzir o risco de proliferação de doenças e reforçar a importância da colaboração da população para o descarte adequado de resíduos.

A administração reforça que os moradores são incentivados a manter terrenos limpos e contribuir com o esforço coletivo para uma cidade mais saudável, além de colaborar com a equipe, retirando o material em desuso para fora das residências.

De acordo com o coordenador do setor de Vigilância, Luiz Henrique Vieira Mota, o período chuvoso nessa época exige atenção redobrada.

“Precisamos que todos colaborem, eliminando qualquer recipiente que acumule água, como garrafas, pneus, vasos de plantas e calhas. A dengue é um problema de saúde pública, e o envolvimento de toda a população é fundamental para evitar surtos da doença”, destacou.

Segundo o coordenador, a população deve ficar atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça e, em alguns casos, manchas na pele.

“Ao identificar esses sinais, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação e tratamento adequado. Nos últimos meses, os casos têm sido baixos, porém, é preciso estar alerta”, afirma.

“Entre as medidas preventivas recomendadas estão: manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados; evitar o acúmulo de água em vasos de plantas e objetos descartados ou qualquer tipo de matérias impermeáveis fora da residência, além de realizar a limpeza regular de calhas e ralos”, apontou o coordenador.

Segundo ele, a Secretaria de Saúde também disponibiliza um canal de denúncias para que a população informe sobre locais onde há suspeita de focos do mosquito.

 

Cássia

O setor de Vigilância Epidemiológica de Cássia emitiu um alerta de dengue nesta terça-feira, 22, após identificar um aumento significativo da presença do Aedes aegypti em alguns bairros da cidade, através das armadilhas ovitrampas que foram instaladas em alguns bairros para o monitoramento do vetor de transmissão da dengue.

Segundo o setor, no último sábado, 19, uma força-tarefa foi realizada em alguns bairros para localizar e eliminar possíveis focos de dengue.

“Com o auxílio de um drone aliado a visita dos agentes de endemias às residências, focos foram encontrados e destruídos em piscinas, caixas d’água e outros locais de acúmulo de água”, destacou a Vigilância Epidemiológica do município.

 

Capitólio

Em Capitólio, a prefeitura divulgou o cronograma de mutirões de limpeza contra a dengue no município.

No dia 7 de novembro, a ação acontece nos bairros Cidade Jardim, Nova Capitólio, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida e Cohab.

Já no dia 8 de novembro, o mutirão avança nos bairros Centro, Bela Vista, Mirante da Serra, Ambrósio e Belvedere.

A Secretaria de Saúde do município pede que a população colabore com o descarte de resíduos e materiais inservíveis com responsabilidade.

Sair da versão mobile