Carlos Renato
PASSOS – Municípios da região iniciaram a Campanha Estadual de Multivacinação 2024 nesta segunda-feira, 4, e devem fazer o Dia D para atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes e melhorar os índices de cobertura.
A campanha segue até o dia 29 de novembro e a previsão das secretarias de Saúde dos municípios é oferecer cerca de 20 imunizantes disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação.
Em Passos, segundo informações da enfermeira referência técnica em imunização, Priscila Soares Corrêa Faria, o município recebeu todas as vacinas compostas no calendário, principalmente para crianças e adolescentes, com exceção da vacina da varicela que está em falta e ainda aguarda a liberação do estado.
“A Campanha Estadual de Multivacinação tem como principal objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores que 15 anos, conforme dispõe o Calendário Nacional de Vacinação, por meio da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação”, disse.
Segundo a referência técnica, a campanha vai além da proteção individual, pois desempenha um papel fundamental na proteção coletiva. “Manter altas taxas de cobertura vacinal é essencial para garantir a imunização em rebanho, mecanismo que previne a disseminação de agentes infecciosos dentro da comunidade, assegurando a saúde pública e evitando a reintrodução de doenças preveníveis por vacinas”, ressaltou.
De acordo com a enfermeira, a previsão é atingir cerca de 95% de cobertura vacinal em toda a população no ano, com a contribuição da campanha. “Para melhorar esses índices teremos o ‘Dia D’ da vacinação no sábado, dia 23 deste mês, onde todas as salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h”, informou.
Alpinópolis
Em Alpinópolis, a campanha ocorre todos os dias na Sala de Vacina Municipal, das 7h às 17h30. No dia 12, 15, 19 e 26/11: a vacinação no PSF Santa Efigênia, das 8h às 12h. No dia 14, a vacinação acontece no Cemei Novo Mundo. No dia 21, no Cemei São Efigênia. No dia 23, acontece o ‘Dia D’, das 8h às 16h, na Sala de Vacinação, ao lado da Escola Damásio.
Cássia
A campanha em Cássia ocorre na Sala de Vacina, das 8h às 16h. A prefeitura ressalta que a imunização deve atingir crianças e adolescentes de 0 a 14 anos para atualizar a caderneta de vacina. Para mais informações o interessado deve procurar na Sala de Vacina ou entrar em contato pelo WhatsApp: (35) 3541-5120.
Claraval
Em Claraval, a Campanha de Multivacinação tem como objetivo aumentar as coberturas vacinais contra doenças imunopreveníveis. Um “Dia D” de mobilização está marcado para o dia 23 de novembro, promovendo a vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
“Os pais ou responsáveis devem levar os filhos e o cartão de vacinação até a Sala de Vacinação, instalada na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Posto de Saúde. O vacinador irá avaliar o cartão e verificar a situação vacinal da criança ou adolescente, para administrar as doses que estiverem em atraso”, informou a prefeitura.
Segundo a administração, estarão disponíveis diversas vacinas para o público, como rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, papilomavírus humano (HPV), pentavalente, febre amarela, tríplice viral e gripe. A vacina contra a covid-19 também estará disponível durante a campanha.
Ibiraci
A campanha em Ibiraci é na Sala de Vacinação, localizada na rua Seis de Abril, 731. No dia 23 de novembro, acontece o “Dia D”, das 8h às 16h. A prefeitura orientou que é obrigatório a apresentação do CPF e do cartão de vacina.
São João Batista do Glória
A Secretaria de Saúde de São João Batista do Glória, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação, convoca todas as crianças e adolescentes até 14 anos de idade para a Campanha de Multivacinação.
A secretaria solicitou que os pais e responsáveis levem os filhos até a Sala de Vacina do PSF Central, das 8h às 11h e das 13h às 15h para que a vacinadora verifique o cartão de vacinação e caso necessário atualize o imunizante.
“Ressaltamos que, é de suma importância estar procurando a Sala de Vacina para que seja feita a verificação e atualização do cartão de vacinação da criança e do adolescente. Para que assim, seja realizado o monitoramento e levantamento do público-alvo, e posteriormente para a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SEE/MG)”, destacou a administração.
São José da Barra
Em São José da Barra, a campanha acontece na Sala de Vacina Municipal das 7h às 16h. O “Dia D” será das 8h às 13h, no dia 23 de novembro.