TÁ DANADO!
Uma mulher reclamou do atendimento que recebeu no Estratégia da Saúde da Família (ESF) Aclimação II, localizado na rua João Teixeira Mendes, no bairro Jardim Aclimação, em Passos. De acordo com o relato, não existe comunicação entre os pacientes e os funcionários do local, tendo informações desencontradas.
“O PSF Jardim Canadá está sendo um péssimo lugar. Pra começar, não vemos mais a cara da médica, só do estagiário, que atende e depois vai lá só repassar ao médico. Eu tinha um dentista marcado às 13h lá. Cheguei era 12h55. A funcionária, que fica na recepção mandou eu esperar. Era 13h30 e eu ainda estava lá esperando. Fui lá falar com ela e só aí que me pediu pra ir na sala da dentista. Só que ao chegar lá, a dentista saiu. Descobri que só está tendo atendimento na parte da manhã e eles simplesmente não falam nada!”, reclamou.
“Dá um ódio na gente tão grande, porque não é a primeira vez que isso acontece. A maioria tá ali na maior falta de vontade, não faz serviço nenhum direito, um descaso com a gente, falta de comunicação”, indagou a mulher, que está grávida.
Prefeitura responde a reclamação
Segundo informações da Secretaria de Saúde de Passos e as coordenações da Atenção Primária de Saúde e da Saúde Bucal, em relação à reclamação do atendimento, a unidade no bairro Aclimação segue orientações de acolhimento aos usuários e suas demandas, tendo como objetivo responder o mais rápido, de acordo com cada necessidade.
De acordo com a secretaria, toda a equipe participa permanentemente do processo de trabalho, guiados pela enfermeira, bem como tem orientações para comunicar assertivamente com a comunidade.
Em relação à profissional médica, a secretaria esclarece que o município possui convênio com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – unidade Passos, que oportuniza a médica atuar como preceptora na unidade e, entre vários objetivos, um deles é de garantir maior oferta de consulta à comunidade junto aos acadêmicos do curso de Medicina.
Segundo a administração, os acadêmicos atendem junto com ela e são supervisionados pela profissional, reforçando ainda que o convênio acontece em todas as ESF, em conjunto com outras instituições de ensino.
Já a respeito do atendimento odontológico, a secretaria reforça ainda que a profissional cirurgiã-dentista que atuava na unidade pediu rescisão e já houve a contratação de outra profissional para atender os usuários da unidade ESF Aclimação II a partir desta quinta-feira, 17.
Conforme a secretaria, a equipe de saúde da unidade está empenhada em garantir o acesso e qualidade dos atendimentos de saúde à população. Diante disso, se colocou à disposição para quaisquer esclarecimentos e colocando à disposição para acolher, respeitosamente a reclamante, caso houve interesse e necessidade.
Por fim, a ESF já reagendou outro horário com a dentista contratada para esta quinta-feira, 17, às 13h30.