Roberto Nogueira
M. S. MINAS – Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Monte Santo de Minas estiveram reunidos na Câmara em uma ação promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais, na quarta-feira, 9, para a apresentação do Projeto MP Itinerante.
A iniciativa tem por objetivo levar acesso à Justiça e ao conhecimento dos direitos básicos que cada cidadão precisa para ter uma vida digna. Durante o encontro foram anunciadas propostas de atuação conjunta para o atendimento da população em vários setores e diversos serviços de forma gratuita.
O encontro teve a participação do prefeito de Monte Santo, Carlos Eduardo Donnabella, do vice-prefeito, Bala Moraes, do presidente da Câmara, Geovane dos Reis Silva, e da Juíza Catarine Meconi da Silva.
Os anfitriões foram os representantes do MPMG, os promotores de justiça Thiago de Paula Oliveira e Rolando Carabolante. Também estiveram presentes representantes do poder público municipal, secretarias, instituições parceiras e demais lideranças representativas da sociedade.
Thiago e Rolando conduziram a apresentação do projeto. Na reunião, foram apresentados os objetivos, estrutura e os diversos serviços que serão oferecidos gratuitamente à população durante a realização do evento no município, programado para junho de 2025.
Segundo o prefeito, “este importante projeto de cidadania fará parte da programação oficial de comemorações do aniversário de Monte Santo de Minas, reforçando ainda mais o compromisso do município com a promoção da justiça social, da inclusão e da garantia de direitos para todos os cidadãos”, disse.
A reunião teve como finalidade alinhar as ações conjuntas e fortalecer a rede de apoio local, visando garantir o sucesso da edição do MP Itinerante em Monte Santo de Minas. A medida reforça o compromisso com o acesso à justiça, à cidadania e à promoção dos direitos fundamentais de forma ampla e inclusiva. Ainda segundo o prefeito, todas as instituições vão atuar unidas para o desenvolvimento do projeto.
O programa, que oferece diversos serviços gratuitos, como orientações jurídicas, emissão de documentos, audiências de conciliação e ações de cidadania e inclusão, busca também aproximar o Ministério Público das comunidades, levando serviços essenciais diretamente à população.
O promotor Thiago de Paula enfatiza que esta iniciativa está sendo desenvolvida em diversos municípios mineiros. “Será um momento de grande diálogo com a comunidade, com as lideranças municipais, entidades e a população procurando tornar ainda mais fácil o acesso a informações, direitos e soluções para problemas que afetam o dia a dia de todos”, ressalta.
O promotor Rolando Carabolante esclarece que o MPI é realizado pela Coordenadoria de Mobilização e Inclusão Sociais do Ministério Público de Minas Gerais. Também participam órgãos como a Ouvidoria do MPMG e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), que conta ainda com o apoio de várias empresas e órgãos públicos.