Ícone do site Folhadamanha

MP apresenta projeto itinerante que será realizado em Monte Santo

Reunião aconteceu na sede da Câmara dos Vereadores de Monte Santo com participação de diversas lideranças da cidade / Foto: Divulgação

Roberto Nogueira

M. S. MINAS – Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Monte Santo de Minas estiveram reunidos na Câmara em uma ação promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais, na quarta-feira, 9, para a apresentação do Projeto MP Itinerante.

A iniciativa tem por objetivo levar acesso à Justiça e ao conhecimento dos direitos básicos que cada cidadão precisa para ter uma vida digna. Durante o encontro foram anunciadas propostas de atuação conjunta para o atendimento da população em vários setores e diversos serviços de forma gratuita.

O encontro teve a participação do prefeito de Monte Santo, Carlos Eduardo Donnabella, do vice-prefeito, Bala Moraes, do presidente da Câmara, Geovane dos Reis Silva, e da Juíza Catarine Meconi da Silva.

Os anfitriões foram os representantes do MPMG, os promotores de justiça Thiago de Paula Oliveira e Rolando Carabolante. Também estiveram presentes representantes do poder público municipal, secretarias, instituições parceiras e demais lideranças representativas da sociedade.

Thiago e Rolando conduziram a apresentação do projeto. Na reunião, foram apresentados os objetivos, estrutura e os diversos serviços que serão oferecidos gratuitamente à população durante a realização do evento no município, programado para junho de 2025.

Segundo o prefeito, “este importante projeto de cidadania fará parte da programação oficial de comemorações do aniversário de Monte Santo de Minas, reforçando ainda mais o compromisso do município com a promoção da justiça social, da inclusão e da garantia de direitos para todos os cidadãos”, disse.

A reunião teve como finalidade alinhar as ações conjuntas e fortalecer a rede de apoio local, visando garantir o sucesso da edição do MP Itinerante em Monte Santo de Minas. A medida reforça o compromisso com o acesso à justiça, à cidadania e à promoção dos direitos fundamentais de forma ampla e inclusiva. Ainda segundo o prefeito, todas as instituições vão atuar unidas para o desenvolvimento do projeto.

O programa, que oferece diversos serviços gratuitos, como orientações jurídicas, emissão de documentos, audiências de conciliação e ações de cidadania e inclusão, busca também aproximar o Ministério Público das comunidades, levando serviços essenciais diretamente à população.

O promotor Thiago de Paula enfatiza que esta iniciativa está sendo desenvolvida em diversos municípios mineiros. “Será um momento de grande diálogo com a comunidade, com as lideranças municipais, entidades e a população procurando tornar ainda mais fácil o acesso a informações, direitos e soluções para problemas que afetam o dia a dia de todos”, ressalta.

O promotor Rolando Carabolante esclarece que o MPI é realizado pela Coordenadoria de Mobilização e Inclusão Sociais do Ministério Público de Minas Gerais. Também participam órgãos como a Ouvidoria do MPMG e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), que conta ainda com o apoio de várias empresas e órgãos públicos.

 

Sair da versão mobile