Ícone do site Folhadamanha

Motoristas em débito no IPVA podem parcelar em até 12 vezes

PARCELAMENTO PODE SER FEITO PELA INTERNET. PRAZOS PARA EXIGÊNCIA DO CRLV EM MINAS ESTÃO EM VIGOR DESDE AGOSTO, DE ACORDO COM A PLACA DOS VEÍCULOS, E TERMINAM NO DIA 31 DESTE MÊS./ foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – Motoristas que estão inadimplentes com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 podem parcelamento o débito em até 12 vezes. Os prazos para a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) começaram em agosto e terminam no dia 31 deste mês.

O parcelamento pode ser simulado e contratado pela internet, no site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) (https://www.fazenda.mg.gov.br/) por meio da IPVA no menu de acesso rápido da página inicial e, na página interna, clicando em Parcelamento. O valor de multa e juros pelo atraso é calculado automaticamente.

Na opção 1, o motorista pode fazer a simulação do parcelamento e, se considerar adequado, promover a inclusão do parcelamento na própria internet. Ao final, deve pagar o documento de arrecadação para ter o processo efetivado. No entanto, mensalmente, ele deve lembrar de emitir e quitar a parcela seguinte, que vence no penúltimo dia útil do mês.

É preciso observar que o valor mínimo das parcelas deve ser de R$ 200. Ou seja, débitos inferiores a R$ 400 não poderão ser parcelados.

O não pagamento do IPVA pode acarretar inscrição do débito em dívida ativa e encaminhamento para protesto cartorial. Além disso, o motorista não terá acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é emitido pelo órgão executivo de trânsito estadual. O veículo que for flagrado circulando sem o CRLV 2024 estará sujeito às sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A SEF alerta, mais uma vez, para os cuidados com as tentativas de golpes envolvendo o IPVA, principalmente, por meio de links e sites falsos prometendo descontos para a quitação do tributo. Para evitar fraude, a principal recomendação é sempre acessar o site da Secretaria de Fazenda e não clicar em links recebidos por aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail.Exigência do CRLV

Calendário

Em julho deste ano, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), definiu o calendário anual de exigência do CRLV. Para os veículos com placas finais 7,8,9 e 0 o prazo final termina no dia 31/10. Em agosto venceram os com placas finais 1,2 e 3 e, em setembro, 4,5 e 6.

Para identificar possíveis pendências, os motoristas podem acessar o endereço eletrônico https://www.transito.mg.gov.br/ e clicar na opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”.

Depois de preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo, o sistema informará todas as eventuais pendências para a emissão do licenciamento.

Caso as dúvidas sobre o CRLV permaneçam, o proprietário do veículo poderá falar com um atendente, que vai auxiliar sobre os procedimentos necessários para a regularização do veículo, além de ajudar na emissão de guias de pagamento.

Sair da versão mobile