4 de maio de 2024
A data foi criada em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar atenção para os altos índices de acidentes de trânsito no mundo / Foto: Reprodução
PASSOS – Neste domingo, 5, é celebrado o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, data que tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância da segurança no trânsito e da gentileza ao dirigir.
Porém, as duas condutas são ignoradas pela grande maioria de quem está ao volante ou pilotando uma motocicleta, e entrevistados pela Folha afirmam que nada de positivo pode ser comemorado.
A professora de aula teórica em uma autoescola na cidade há três anos e motorista profissional Layla Denise Santos Faria afirma que é muito difícil conduzir um veículo com a garantia de que nada venha ocorrer ao longo do trajeto em Passos.
“Não sei o percentual, mas grande parte das pessoas que se dizem condutores não respeita as leis nas vias públicas e até rodovias. São desatentos, irresponsáveis, se acham os ases do volante e não estão nem aí para o outro, incluindo os pedestres. É por isso que o número de atropelamentos tem aumentado, principalmente pela falta de atenção”, disparou Layla Denise.
Há 32 anos como motorista e hoje trabalhando no transporte de passageiros por aplicativo, Iara Carlos Chaves tem a mesma opinião da Layla e vai além. “Olha, falta fiscalização humana. Abuso de velocidade em ruas centrais, motociclistas ultrapassando pela direita e não respeitando semáforos. Raramente alguém te oferece a gentileza de esperar sair da garagem ou estacionar o carro quando há fila dos dois lados da via pública. O trânsito em Passos é muito complicado pela falta de educação e paciência no volante”, afirmou.
As péssimas condições das rodovias da região de Passos são o desgosto de Roberto Lara, dono de uma frota de ônibus de turismo e fretamento. A enorme quantidade de carretas tem sido o causador das estradas esburacadas. “Olha, de Itaú até Franca (SP) o trânsito é complicadíssimo. O trânsito de veículos é intenso, principalmente de grande porte. Quase todos os dias têm acidentes. Até mesmo a MG-050, entre a Usina de Furnas e Capitólio é muito perigosa. Afirmo que 70% dos motoristas abusam da velocidade e são imprudentes”, frisou o empresário.
Origem
A data foi criada em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar atenção para os altos índices de acidentes de trânsito no mundo. O objetivo era incentivar a reflexão sobre o tema e promover ações para reduzir o número de mortes e lesões no trânsito.
Dessa forma, o objetivo principal é sensibilizar os motoristas sobre a importância de respeitar as regras de trânsito e de ser gentil no comportamento ao volante para o bem comum. A data também busca promover a educação, incentivar meios de transporte mais sustentáveis e conscientizar a população sobre a necessidade de preservar a vida no trânsito.