Destaques Polícia

Motorista fica ferido após acidente na Ponte da Bocaina

14 de julho de 2023

Foto: Divulgação.

PASSOS – Um motorista de caminhão ficou preso às ferragens após uma colisão na madrugada desta sexta-feira, 14. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, ele conduzia um veículo carregado com detergente e bateu na traseira de outro caminhão, que transportava sorgo. O acidente ocorreu por volta das 5h, na Ponte da Bocaina.

De acordo com a polícia, o motorista, que estava consciente após o acidente, foi retirado das ferragens pelo Corpo de Bombeiros e atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele ficou com o membro inferior direito parcialmente preso entre o volante e o banco. Após ser atendido pelo Samu, a vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Passos.

Capitólio

Na última quinta-feira, 13, a Polícia Militar apreendeu dois adolescentes, ambos de 15 anos, acusados de furto na Secretaria de Cultura do município. Segundo informações da corporação, com eles foram encontrados objetos que foram furtados do local.

Polícia cria delegacia rural em Guaxupé

BELO HORIZONTE – A Polícia Civil instituiu oficialmente, na última quarta-feira, 12, mais duas Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Rurais no interior do estado. As unidades foram formalizadas em Guaxupé, no Sul de Minas, e em Patrocínio, na região do Alto Paranaíba. Com o incremento, a PCMG espera reduzir ainda mais os crimes cometidos contra produtores rurais e o homem do campo.

As delegacias foram criadas com base na Resolução nº 8.179, de 21 de julho de 2021. O objetivo é reprimir e exercer as atividades de polícia judiciária e de investigação criminal relativamente aos crimes de furto de gado e aos demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Em ambas as cidades, as equipes da PCMG serão dedicadas à Delegacia Rural, ou seja, não haverá prejuízo ao desempenho das funções policiais nas unidades policiais de origem. O delegado regional em Guaxupé, Fabiano Mazzarotto Gonçalves, comemorou a formalização da Especializada como um novo marco para a região. “A Delegacia Rural terá ampla relevância em uma região marcada pelo agronegócio e que abriga uma das maiores produções cafeeiras do país”, destacou.

O delegado que assume a Especializada em Guaxupé, Gabriel Belchior, ressaltou ainda que “o projeto atende a uma população de cerca de 150 mil habitantes e garantirá mais segurança ao cidadão guaxupeano, em especial ao homem do campo”.

Segurança e desenvolvimento

O chefe do 10º Departamento de Polícia Civil, delegado Jean Pierre Batista Neves, afirmou que é uma grande conquista para a população de Patrocínio e região a publicação da norma que cria a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais. “A unidade especializada proporcionará maior segurança pública ao homem do campo, dessa forma incentivando o investimento, geração de empregos e ganhos sociais, em uma região tão rica. Portanto, o projeto reconhece e potencializa estes atributos”, salientou o delegado.

A criação de uma delegacia voltada ao atendimento de crimes rurais é um anseio antigo da população em Patrocínio. O titular da delegacia, delegado Geraldo Junio Gonçalves, destacou que a nova pasta permitirá a especialização dos servidores, que poderão servir como referencial aos demais policiais da região e entregar à população investigações mais qualificadas. “A sedimentação da recém-criada Delegacia Rural tem tudo para apresentar excelentes resultados, tendo como pressuposto o trabalho coordenado das diversas esferas de gestão. Ganha a sociedade, ganha a instituição”, pontuou.

O delegado regional em Patrocínio, Alisson Felipe Procópio Sentevilles, explicou que a iniciativa é um grande avanço, na medida em que busca dar eficiência às medidas judiciais e investigativas em relação aos delitos cometidos contra a cadeia produtiva rural. “Tendo em vista o protagonismo econômico que a atividade agrícola representa na nossa região, acreditamos que essa delegacia poderá atender com maior eficiência e efetividade aos crimes cometidos no campo, protegendo assim toda a cadeia e a classe trabalhadora da nossa região”.