Ícone do site Folhadamanha

Motocross em Passos completa 40 anos

Foto: Divulgação.

Ézio Santos

PASSOS – A primeira prova de motocross realizada em Passos, com repercussão regional, completou 40 anos no último dia 23 de outubro. O local, Parque Mobicross, hoje no bairro Recanto da Harmonia, recebeu mais de 10 mil pessoas e o vencedor da prova força livre foi o piloto Tartaruga, de Franca (SP).

Apesar da modalidade esportiva sobre duas rodas, estilo off-road, não ser tão popular nos dias de hoje em Minas Gerais, muitas pessoas ainda têm saudades dos eventos, que era acrescido dos torneios de Bicicross, aperitivo para o público vibrar com as manobras radicais sobre bicicletas. Na época, o local das dezenas de provas realizadas era superestruturado com cerca divisórias das pistas, lanchonete, sanitários e provido de energia elétrica.

Um dos mais fanáticos e incentivador do motocross em Passos, Iran de Freitas, ainda lembra que na época a população ficava eufórica todas as vezes que se anunciava uma competição. “Parece que no dia, a quantidade de motos na cidade triplicou, de tanta gente que prestigiou os eventos. Infelizmente, hoje, a realidade é outra, e na mente, os inesquecíveis fatos daqueles tempos”, comentou, ao olhar para um monte de papéis, documentos e recortes de jornais que guarda até hoje.

Iran contou que em agosto de 1984 realizou a prova de homologatória, uma das etapas do Campeonato Mineiro, com a presença do presidente e diretor da Federação Mineira, Luiz Fernando Caetano e Geraldo Barros, respectivamente, além do presidente da Associação de Pilotos do estado, Geraldo Lima. Até a miss Minas Gerais/84 prestigiou o evento.

Iran, Amaury Vasconcelos e Antônio Rogério Daniel, os idealizadores da primeira prova de motocross, fundaram em 28 de fevereiro de 1985, o Moto Clube de Passos, com o registro na federação. O secretário era Evaristo Lemos; tesoureiro, Sebastião Carlos de Souza; diretor de relações-públicas, Domiciano Pimenta Andrade, que também era o locutor oficial de todas as provas realizadas no Parque Motocross.

O Moto Clube não promovia competições apenas em Passos. As cidades de Itaú de Minas, São João Batista do Glória e Guaxupé também sediaram provas de Wheeling, Enduro de Regularidade, Trial (prova indoor), KM de Arrancada e Circuito Off-Road. No contexto social, foram realizadas gincanas, campanha do agasalho e concurso de cartazes.

O Moto Clube teve ainda outros entusiastas e abnegados presidentes, como Alexandre Amorelli, e Evaristo Lemos, o último a ocupar a função. Em razão da paralisação das atividades, em consenso com toda a diretoria, foi solicitado dia 10 de julho de 2012, o cancelamento do Cadastro Geral de Contribuinte (CGC), atualmente conhecido como Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Sair da versão mobile