23 de agosto de 2023
Atleta cassiense subiu ao pódio na última etapa da categoria./ Foto: Divulgação.
CÁSSIA – A última etapa da Copa Sul-Mineira de Enduro de Regularidade aconteceu no último fim de semana dentro do Complexo de Lazer Paraíso Rural, no município de São Tomé da Letras. Segundo os organizadores a etapa atingiu o limite de 120 competidores.
Os motociclistas cassienses Josiane Freitas, Lorena Vestal, Alan Bertoldi e Vitor Cruz, participaram do evento e se destaram.
Na categoria feminina, Josiane Freitas obteve o 3º lugar e Lorena Vestal foi 4º lugar. A campeã foi a atleta Mariana Silveira Coutinho, de Juiz de Fora, e o vice-campeonato foi para Elizane Marques.
O evento disponibilizou ainda competições na categoria elite, graduados, over 35, over 45, categoria Brasil, categoria intermediária, over 55, novato, GPS, além da feminina.
A Prefeitura de Cássia parabenizou as conquistas dos atletas e ressaltou esperar que ótimos resultados venham nas próximas competições.
É uma modalidade off road que surgiu como uma forma de transformar os passeios de motos (por trilhas), em competições. A palavra “enduro” vem do francês endurance, que significa resistência.
Originalmente as provas aconteciam em circuitos abertos, em trilhas e estradas de terra, onde vence aquele que fizer todo o percurso no menor tempo, como acontece no Enduro FIM, Rally Dakar, entre outras.
No ‘Enduro de Regularidade’ deve-se obedecer o roteiro e as médias preestabelecidas pela organização. Vence aquele que melhor se mantiver dentro dessas médias horárias. As principais características da modalidade é que a prova passa por trilhas e por vias públicas, onde Piloto deve seguir o roteiro e a velocidade média referenciados em uma planilha gerada pela organização.