18 de fevereiro de 2025
Bloquetes não foram recolocados na rua / Foto: Reprodução
Leonardo Natalino
PASSOS – Uma obra inacabada realizada pela Prefeitura de Passos no cruzamento das ruas Santa Catarina e Goiás, no bairro Bela Vista, tem causado transtorno para os moradores do local devido a poeira. A prefeitura informa que a recolocação de bloquetes nas vias deve ocorrer nos próximos dias.
Há pouco mais de uma semana, foi feita a substituição da rede de drenagem na rua Goiás, por parte da prefeitura. Durante a obra, um cano estourou e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos foi acionado para auxiliar na manutenção do local.
Segundo moradores, após a manutenção, os bloquetes da rua não foram recolocados, o que deixou o trecho sem pavimentação. Após a intervenção no local, moradores relatam que os imóveis são atingidos por terra e poeira e que o tráfego de veículos no local está prejudicado.
Os moradores alegam que sofrem há mais de uma semana, por conta da sujeira que é levada pelo vento para dentro das casas. Segundo eles, os mais afetados são os idosos.
Familiares de uma moradora de 94 anos que sofre com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e faz uso de um cilindro oxigênio afirmam que o estado de saúde dela foi afetado pela poeira. “Tivemos que comprar mais um cilindro de oxigênio porque ela está com mais dificuldade para respirar e para se locomover”, apontam.
Outra idosa que alega estar sofrendo com a obra inacabada é a dona Tereza, de 72 anos, que sofre de câncer de laringe. Segundo ela, por conta da terra, ela teve que comprar um novo ventilador para amenizar a irritação nos olhos, garganta e a falta de ar causadas pela poeira.
De acordo com outro morador, o grupo que vive naquela área tentou contato com o Saae para a resolução do problema, mas não teve retorno. Eles afirmam que autarquia enviou, em apenas um dia, um caminhão-pipa para molhar o local, o que, segundo os moradores, não foi suficiente já que, por conta do calor, depois de poucos minutos a terra estava seca e a poeira voltou a se espalhar.
Saae e Prefeitura
Questionado sobre a obra, o Saae afirma que o serviço no local foi feito pela Prefeitura de Passos, porém, durante a realização da obra um cano estourou e o Saae enviou a equipe para a manutenção ao local. A recolocação dos bloquetes é responsabilidade da prefeitura, informa a Saae.
Já a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habilitação e Serviços Urbanos, informa que foi feita a substituição da rede de drenagem, já tendo ocorrido duas erosões nesta parte da rua. Foi colocado na programação a recolocação dos bloquetes, que deve ocorrer nos próximos dias.
Dona Tereza, de 72 anos, sofre com a poeira / Foto: Reprodução