TÁ DANADO!
Moradores de Itaú de Minas reclamam da situação do Córrego do Ferro. Segundo eles, o local está deplorável, sendo impossível viver saudavelmente sem o mínimo de saneamento. Eles pedem que a prefeitura realize melhorias e limpeza no córrego.
Ainda de acordo com os relatos dos moradores, após a emancipação do município, o cuidado com a infraestrutura sempre foi prioridade. Porém, após um período de densas chuvas o Córrego do Ferro, onde passa a tubulação de escoamento do esgoto, vem enfrentando problemas com o crescimento de matos que retém resíduos, causando mau cheiro em boa parte da cidade.
“No bairro Santo Antônio o aumento do mau cheiro ataca até minha sinusite crônica e minhas filhas passam mal com o forte cheiro que aumenta ao entardecer. Até mesmo no PSF 2 o cheiro é forte. Fiquei indignada com o que os profissionais de lá passam igual na minha casa”, reclamou uma moradora.
Outro morador do bairro aponta que ao entardecer fica difícil até de respirar. “Os idosos sofrem pela falta da limpeza no córrego. A limpeza melhoraria também com a diminuição dos mosquitos se o córrego fosse mais limpo com frequência”, ressaltou.
Prefeitura responde a reclamação
Conforme informações do Setor de Limpeza da Prefeitura de Itaú de Minas, a limpeza no córrego já está programada e houve uma tentativa de início do trabalho, mas a frente fria impediu, já que uma parte da limpeza é feita dentro do córrego, por onde o maquinário.
Segundo ainda a administração, o retorno da limpeza ainda não tem data certa, pois a equipe trabalha em outros locais do município que também passam por limpeza urbana. De acordo com o setor responsável, as fortes chuvas neste ano aumentaram o crescimento do mato, mas a resolução do problema já foi acertado com o prefeito e a equipe aguarda a máquina para realizar a retirada do material no final da canalização.