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Moradores da região do Turvo reclamam de falta de energia

Débora Meira

PASSOS – Moradores que residem na região do Turvo, em Capitólio, que abrange as áreas da Vila, Bica D’água, Brisas do Lago e Canarinho, ficaram sem energia elétrica por cerca de 35 horas. Segundo os moradores, o apagão teve início em alguns bairros na última quarta-feira, 1º, que durou até o dia seguinte. Porém, em outras localidades a falta de energia durou cerca de quatro dias.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alegou que a causa da falta de energia foi causada após cortes em eucaliptos na região, que estavam próximos à rede elétrica, o que gerou o apagão.

Segundo informações de um morador, não foi a primeira vez que ocorreu um apagão na região. “No Carnaval, ficamos mais de 72 horas sem energia, ligamos e discutimos com o pessoal da Cemig, mas a energia chegou foi o mesmo que jogar água no fogo. Ninguém fez boletim de ocorrência, ninguém processou a Cemig e bastou uma semana para isso acontecer de novo”, relembrou.

“Já tem mais de três dias que estamos sem energia aqui e vamos perder, novamente, o que temos na geladeira, não só aqui em casa, mas várias famílias estão nessa situação. Na comunidade nós temos uma família que depende completamente de aparelhos, por ser deficiente, e estamos de novo sem energia”, reclamou outra moradora.

Segundo o vereador Lucas de Oliveira Silva, foi feito contato com a Prefeitura de Capitólio e prestou auxílio às famílias. “Fui atrás de emenda, falei a data que cairia [o recurso] na conta da prefeitura e todo o processo que cabia a mim como vereador, foi feito. Foi passado que, no dia 1º de março começaria a obra, mas ainda não teve início, então vamos aguardar um posicionamento”, disse o parlamentar.

De acordo com informações de um funcionário de uma empresa turística, foi feito um relatório sobre a situação e os danos causados pela falta de energia. “Com um diagnóstico bem atual, estamos em algumas áreas já a mais de 35 horas sem energia, a população está refém destes inúmeros episódios, que afeta os empresários e acumulam prejuízos incalculáveis decorrentes destes cortes, que não aguentam mais serem submissos a isso”, disse.

Cemig

A companhia informa que, na manhã de quarta-feira, 1º, fortes ventos atingiram a região do Turvo, o que ocasionou a queda de um eucalipto sobre a rede elétrica, comprometendo o fornecimento de energia aos clientes do Condomínio Brisas do Lago. Segundo a empresa, imediatamente após a ocorrência, equipes foram deslocadas até local para que a recomposição dos danos causados à rede e a normalização das condições operativas pudessem ocorrer no menor tempo possível. “Devido à complexidade dos serviços necessários, os clientes tiveram a energia restabelecida na tarde da última quinta-feira, 2”, informa a empresa.

De acordo com a Cemig, para fazer uma solicitação de ressarcimento, o cliente pode acionar o “Fale com a Cemig”, pelo número 116, pelo portal na internet ou presencialmente em uma das agências de atendimento, em um prazo de até cinco anos após a ocorrência do dano.

Após a análise do caso e sendo confirmado o nexo de causalidade, a Cemig efetua o ressarcimento do dano ao cliente em até 20 dias corridos, contados a partir da resposta da distribuidora. As solicitações de ressarcimentos por danos em equipamentos elétricos seguem as orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

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