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Moradora reclama do atendimento e valores cobrados pelo Saae

27 de novembro de 2023

Moradora reclama do atendimento e valores cobrados pelo Saae./ Foto: Arquivo FM.

TÁ DANADO!

Uma moradora do bairro Jardim Vila Rica, em Passos, reclamou dos valores cobrados pelos serviços oferecidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). De acordo com o relato, após contestar o valor da conta de água, a autarquia não teria iniciado abertura de uma ocorrência para resolver o problema, por se tratar de um vazamento na residência da moradora, oferecendo o contato de um encanador que cobraria um valor abusivo pelo trabalho ofertado.

“Estou indignada com uma situação que passei. Fui no Saae, pois minha conta de água está tendo alteração há três meses. Fui lá para abrir uma ocorrência e um técnico do Saae vir e me dizer o que está acontecendo. Aí o atendente que me atendeu disse que não abre ocorrência por se tratar de um vazamento dentro de casa, aí me deu o contato de um encanador deles”, disse a moradora sobre o atendimento na autarquia.

“Segundo o atendente, o encanador já tem experiência. Então liguei e conversei com o encanador, que disse não cobrar para realizar a visita, porém cobrará R$ 150 para achar o vazamento e para consertar será outro valor. Gente, estou sendo assaltado com estes valores, aonde vamos parar? Me senti lesada pela situação”, completou a moradora.

Autarquia responde a reclamação

Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos, Esmeraldo Pereira Santos, informou que nenhum servidor da autarquia tem autorização para informar qualquer tipo de profissional no mercado para atender serviços particulares nas residências.

De acordo com o diretor, o servidor que passou equivocadamente esta informação já foi advertido e os demais foram informados de que não podem fornecer esse tipo de indicação.

Conforme informações da autarquia, a legislação do Saae permite reparar os vazamentos externos nas ruas, calcadas e cavaletes de ligação de água até o hidrômetro, de forma gratuita, por se tratar de um serviço fornecido na autarquia. Porém, o Saae informou que o vazamento de água depois do hidrômetro é de exclusiva responsabilidade do consumidor.

Ainda segundo o Saae, quanto à revisão das tarifas de água e esgoto cobradas somente em uma das contas questionadas, são feitas para adequá-las à média mensal da residência, desde que comprovado o vazamento.