Destaques Geral

Moradora planta jardim em terreno e cria ‘pracinha’ no bairro São Benedito

2 de julho de 2024

Nanci fez melhorias no paisagismo do local, com plantação de mudas e serviço de capina / Foto: Divulgação

CARLOS RENATO

 

PASSOS – A moradora Nanci Menezes, de 54 anos, revitalizou um terreno localizado no cruzamento das ruas Etiópia e Cássia, no São Benedito, em Passos, e criou uma nova atração na região.

Após a demolição de uma antiga casa que ficava no terreno, o mato tomou conta do terreno, que também passou a ser destino de depósito de lixo e entulho, o que gerava desconforto para os moradores devido ao risco de infestação de animais e insetos. Em maio deste ano, Nanci começou a cuidar do local.

“Faz 25 anos que moro no bairro e sempre que passava pelo terreno eu percebia que tinha muito lixo, mato, animais mortos e resto de materiais de construção. Como a cidade estava com muitos casos de dengue, então resolvi limpar o lote, para evitar o surgimento de casos da doença no bairro, porque ali era foco e criadouro do mosquito”, disse Nanci.

Ela e outros moradores do bairro procuraram o poder público para tentar resolver a situação, mas não tiveram retorno, afirma. Nanci também disse que procurou também a proprietária do terreno, mas como ela reside nos Estados Unidos, o problema teria se agravado, então a solução encontrada foi revitalizar o lugar por conta própria.

De acordo com a moradora, o terreno passou por limpeza completa, com a retirada de entulho, lixo e vegetação, além de realizar melhorias no paisagismo, com a plantação de mudas e manutenção dos jardins e canteiros. “Aproveitei que tinha muitas pedras da antiga construção e fiz uns caminhos dentro do terreno para proteger as plantas e deixar o lugar mais acolhedor”, disse Nanci.

Nanci ressalta ainda que deve manter o local organizado, tendo em vista que a proprietária do terreno não teria a intenção, no momento, de vendê-lo. Ela enfatiza ainda que não tem o objetivo de tomar posse do lugar, apenas em evitar sujeiras e futuros transtornos.

“Coloquei uma mesinha no meio do terreno e nas sextas-feiras eu e minhas vizinhas ficam aqui conversando para passar o tempo e transformar o local em uma área de lazer”, disse Nanci, que é residente na rua Etiópia.

Para a vizinha e leitora da Folha da Manhã, Lourdes Maria Duarte Vieira, de 67 anos, o trabalho feito pela Nanci, não apenas embelezou o espaço, mas também criou um local de convívio para os moradores.

“É com imensa admiração e gratidão que venho parabenizar a Nanci por sua incrível dedicação em transformar o terreno baldio próximo à nossa casa. Sua iniciativa em capinar, cuidar e transformar esse espaço em uma linda praça é verdadeiramente inspiradora. A maneira como ela tornou acolhedor o local, com flores e até mesmo mesinha e cadeiras para as pessoas desfrutarem, demonstra não só seu amor pela comunidade, mas também sua generosidade e cuidado com o ambiente ao nosso redor”, enfatizou a vizinha, residente na rua Cássia.

“Que sua atitude sirva de exemplo e inspire mais pessoas a cuidarem de nosso bairro com tanto carinho e zelo. Obrigada por tornar nosso espaço mais bonito e acolhedor”, ressaltou Lourdes.