16 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação.
TÁ DANADO!
Uma moradora reclamou de diversos problemas existentes na rua Pedro Ponciano de Freitas, esquina com a Avenida Perimetral, no bairro Jardim Cidade, em Passos. Segundo ela, a via necessita urgentemente de melhorias e obra de infraestrutura.
Conforme relatou a moradora, o local está com materiais de uma obra que a Prefeitura de Passos iniciou, mas que ainda não retomou e sequer finalizou, ocasionando desperdício de dinheiro público. Ela acusa que o local ainda está sem pavimentação, além de apresentar problemas na rede de esgoto, acúmulo de lixo e mato alto nos terrenos vagos.
A moradora já havia reclamado do mesmo problema no mês de novembro do ano passado. Na época, a administração municipal, por meio do diretor do Departamento de Obras, da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, havia informado que o serviço de asfaltamento neste local já fazia parte do pacote das 28 ruas que estavam aguardando as obras. Ainda segundo o diretor, a rua seria pavimentada assim que possível, pois já estaria no cronograma da empresa, vencedora da licitação que estava em andamento naquele mês, o que ainda não foi concretizado.
“Sou moradora do bairro Jardim Cidade, na rua Pedro Ponciano de Freitas, esquina com a Avenida Perimetral, uma daquelas 28 ruas a serem asfaltadas. A Avenida Perimetral está com esgoto a céu aberto. Pelo que eu vi, a rede de esgoto estourou a manilha e o mau cheiro está demais. Acionamos o Serviço Autônomo de Água e Esgoto mês passado e, até hoje, eles nem apareceram lá. Se não bastasse a demora em concluir o asfaltamento ainda temos que suportar o mau cheiro, bichos mortos, poeira por conta da não conclusão dessa obra, além do mato alto e o acúmulo de lixo”, disse a moradora, em novembro de 2023.
“A prefeitura fez a terraplanagem na rua, mas veio o período da chuva e estragou tudo que fizeram antes. Só falta essa rua para eles arrumarem, mas preferiram ir na rua Varginha, que não estavam no cronograma deles. E agora foram fazer a obra nesta outra rua, e nós aqui esperando. Isso é um absurdo!”, reforçou a moradora.
De acordo com a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, realmente esta obra está no cronograma da Unibase, do pacote de 28 ruas. Com relação a desperdício de dinheiro público ainda não foi pago nem um centavo para a empresa sobre esta via.
Sobre acúmulo de lixo e mato em terrenos, a reclamação também foi encaminhada para o Departamento Urbanístico e de Limpeza Urbana que farão notificações aos proprietários e, no caso de área da administração, a prefeitura fará a limpeza.
Ainda com relação à rua Varginha, também está no cronograma das 28 ruas e foi priorizada pela questão do maior número de moradores. Somente na rua Varginha tem mais de 100 moradores. A Pedro Ponciano, até na Perimetral tem asfalto, a prefeitura pede um pouco de paciência, tudo será feito em todas as vias já licitadas.
Conforme informou o Saae, a equipe operacional vai até o local para avaliar a situação e ver o que pode ser feito e se realmente é uma questão para a autarquia resolver.