TÁ DANADO!
Um morador reclamou de galhos que estão descartados irregularmente na rua Santa Luzia, no bairro São Francisco, em Passos. De acordo com o relato, esses resíduos de uma árvore foram jogados no local e, até o momento, não foram recolhidos.
“Cortaram os galhos de uma árvore localizada na rua Santa Luzia e jogaram próximo ao meio-fio, atrapalhando o fluxo de veículos no local. A rua que já é estreita e difícil de trafegar, está ainda pior. Não sei se foi comunicado aos órgãos responsáveis, mas até o momento, a Prefeitura de Passos não recolheu a poda”, reclamou o morador.
Prefeitura responde a reclamação
Conforme informou a Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento de Passos (Semab), a responsabilização da Prefeitura é em relação a poda de árvores em praças públicas e nas calçadas.
Segundo a secretaria, dentro de residências a responsabilidade tanto da poda, quanto da retirada do resíduo, é do proprietário, contratando assim uma caçamba para retirar os galhos e folhas.
Ainda conforme a administração, no caso de poda de árvores em calçadas, a prefeitura pode realizar o serviço de limpeza mediante pedido do proprietário, acionando pelo telefone (35) 3522-6729. Desta forma a equipe realiza a poda e tritura os resíduos.
Porém, como reforçou a secretaria, caso o proprietário podar, a Semab não realiza o trabalho da retirada dos galhos. Assim, conforme a Lei Federal nº 12.305/10 e a Lei Estadual nº 18031/09, a responsabilidade sobre o resíduo é de quem fez a poda.