Destaques Tá Danado

Morador reclama de queimada com serragem no Jardim Polivalente

9 de agosto de 2023

Foto: Divulgação.

TÁ DANADO!

Um morador do bairro Jardim Polivalente reclamou de uma marcenaria localizada na rua Dr. Sepúlveda, próximo a Escola Municipal Professor Ananias Emerenciano e Estação Cultura. De acordo com o relato, o proprietário do local está realizando queimadas com serragem de madeira, causando poluição e problemas respiratórios aos moradores das redondezas.

“Moro no bairro Jardim Polivalente e aqui perto tem uma marcenaria que funciona em um barracão, onde antigamente funcionava um Curtume. Essa marcenaria fica para baixo da Escola Ananias Emerenciano, na Estação. O proprietário faz queimada de rejeitos de madeira toda semana”, reclamou o morador.

Segundo ele, a serragem de madeira fica queimando por vários dias e exalando uma fumaça que, principalmente no período noturno, causa muita importunação aos moradores que moram próximos.

“Tenho pessoas com idade elevada em casa e essa fumaça traz muitos problemas respiratórios. Por aqui também moram crianças que nessa época de inverno sofrem muito com problemas respiratórios. Em dias mais quentes, não podemos abrir portas e janelas devido a fumaça. Sei que é proibido até fazermos queimada do lixo caseiro, agora o proprietário da referida marcenaria coloca fogo nesses rejeitos e depois vai embora para sua casa tranquilamente. Já nós moradores ficamos com o problema, esta atitude dele configura crime ambiental. Gostaria de uma solução por parte das autoridades competentes. Quem devemos acionar?”, questionou o morador.

Prefeitura responde a reclamação

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento de Passos, o setor de fiscalização ambiental da prefeitura realizou na tarde desta quarta-feira, 9, uma fiscalização no local. O proprietário foi notificado e informado de que se repetir a queimada será multado.

A secretaria reforçou e pediu ao reclamante que verifique novamente a atitude de queimada no local e, caso o crime ambiental acontece novamente, deve ligar imediatamente para (35) 3522-6729.