4 de agosto de 2023
Foto: Divulgação.
TÁ DANADO!
Um morador reclamou de entulho contendo resto de poda de árvores, que estariam abandonados na rua Anápolis, ao lado do número 154, no bairro Jardim Planalto, em Passos. Segundo o relato, os pedestres não conseguem transitar pelo local.
“Podaram algumas árvores e deixaram para trás, atrapalhando quem passa por ali, sendo impossível transitar pelo local. Acho um desrespeito isso. O pedestre precisa andar pela rua, correndo o risco de ser atropelado. É vergonhoso! Será que o dono do entulho informou os responsáveis pela limpeza urbana de Passos? Ou tá esperando eles adivinharem?”, reclamou o morador.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semad) de Passos, a responsabilidade em realizar a poda de árvores em praças públicas e nas calçadas, ressaltando que dentro de residências a responsabilidade tanto da poda, quando da retirada do resíduo é do proprietário, que deve contratar uma caçamba para a retirada dos galhos e folhas.
Segundo a Semad, no caso de poda de árvores na calçada, a prefeitura pode fazer o serviço mediante pedido do proprietário, por meio do telefone: (35) 3522-6729. Desta forma, uma equipe vai até o local e realiza a poda e tritura os resíduos.
Ainda conforme a secretaria, se o proprietário podar, a administração não realiza o trabalho de retirada de materiais, pois segundo a Lei Federal nº 12.305/2010 e Lei Estadual nº 18.031/2009, a responsabilidade sobre o resíduo é de que fez a poda.
Por fim, a Semad orienta que as podas de manutenção, que é para preservar a árvore e dar melhor uniformidade, já as podas drásticas servem para rebaixar a árvores, sendo que, ambas precisam da autorização da prefeitura.