Carlos Renato
PASSOS – O engenheiro civil Frank Dias Ferreira promoveu em Passos, nesta terça-feira, 17, um mutirão e drive thru em prol do ‘Dia Mundial da Limpeza’ (World Cleanup Day). O evento foi realizado na praça de Santa Rita, no bairro Muarama, e contou com o apoio e participação de representantes do grupo Terço dos Homens.
Frank afirma que na ação, realizada na cidade desde 2017, foram separados materiais recicláveis que ainda podem ser reutilizados e reaproveitados.
“Recebemos materiais que são recicláveis como alumínio, ferro, papelão, além de eletrodomésticos e eletrônicos que não são mais utilizados e que ainda pode ser reaproveitáveis”, destaca.
Segundo Frank, além da importância da preservação do meio ambiente, o objetivo do evento foi arrecadar material para doar a catadores autônomos que foram excluídos e/ou que perderam fonte de renda com a implantação da coleta seletiva no município.
“Tem muitos catadores de recicláveis em Passos que ainda estão dispersos e não participam de uma associação ou de uma política pública especificas para eles. Muitos passam necessidade e precisam de ajuda. Por conta disso, no drive thru, além de receber os materiais que serão destinados a essas pessoas, também estamos pedindo a doação de um quilo de alimento para que eles tenham um pouco de dignidade”, afirma.
De acordo com Frank, foram convidados para participar da ação representantes do poder público, de escolas estaduais e municipais para contribuir com a organização e promoção do mutirão. Frank prevê que o drive thru deste ano arrecade mais de 500 quilos de material reciclável, com expectativa de ultrapassar a marca registrada em 2023.
“Essa campanha foi fraterna porque buscamos levar mais cidadania, sustentabilidade, deveres sociais, solidariedade com o próximo necessitado, contribuindo para mais igualdade social e promoção da educação ambiental”, disse.
World Cleanup Day
O ‘Dia Mundial da Limpeza’ (World Cleanup Day) acontece em 2024 entre os dias 20 e 22 deste mês, sendo considerado o maior evento ambiental do planeta, que deve reunir a participação de 191 países e milhões de pessoas, que se juntam para realizar a limpeza de espaços públicos, como praças, ruas, parques, rios e praias, além também de ambientes virtuais e até mentais, por meio de meditação. Desde 2018, mais de 71 milhões de pessoas já contribuíram com os mutirões de limpeza.