15 de junho de 2023
Foto: Divulgação.
TÁ DANADO!
Na edição do “Tá Danado” da última quarta-feira, 14, um pedestre reclamou sobre o entulho que estaria jogado em uma calçada na rua Bonsucesso, próximo ao número 192. A Prefeitura de Passos, por meio de nota enviado pelo Departamento Urbanístico da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, informou que notificaria o proprietário do imóvel para solucionar o problema.
Nesta quinta-feira, 15, o proprietário e morador da residência onde estaria o entulho entrou em contato com o jornal Folha da Manhã para esclarecer o ocorrido e relatar sua versão.
“Meu imóvel passou por uma reforma. Liguei na Prefeitura de Passos e fiz um pedido para a retirada do entulho. Em dias corridos, o pedido foi feito tem mais ou menos uns 40 dias. A prefeitura solicitou o prazo de sete dias úteis para poder recolher. Inclusive, esses galhos estavam aqui do lado. Não pertencem a reforma que fiz. É de um vizinho que não conheço. E pra não ficar ruim, eu retirei e coloquei na via, como foi solicitado, em frente da casa, que um caminhão da prefeitura passaria por lá pra pegar. Se não me engano é um caminhão terceirizado, não sei, que passa e recolhe. Só que eles me solicitaram sete dias úteis e hoje tem muito mais. Eu tinha uma viagem marcada, tinha até deixado uma caçamba atrás, por segurança. Só que a caçamba foi retirada nesses sete dias úteis, aí viajei agora no começo do mês e não estava nem sabendo o que tava acontecendo”, disse o morador.
“Vendo pelas câmeras, deu vazamento em um cano na rua. O Saae chegou lá e jogou os galhos encima do passeio. Retirou e deixou até os bloquetes no passeio. Estão fazendo o serviço deles, arrumando lá. Mas o errado foi jogar lá e impedir o passeio. E até hoje, até agora, nesse momento, ainda não recolheram. Eu fui novamente na prefeitura pedindo a retirada do entulho aí eles disseram que iriam recolher o mais rápido possível”, justificou o morador.
A Assessoria de Imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos informou que o serviço foi feito no período programado, sendo que, os bloquetes foram recolocados no local após o término do serviço. Porém, a informação do reclamante sobre o entulho, a Secretaria de Obras não faz a retirada. O proprietário é notificado a retirar e, caso não retire a prefeitura faz o serviço e envia a multa. O Departamento de Limpeza faz retirada de galhos e de árvore quando a própria prefeitura realiza o serviço de poda. Se qualquer munícipe obstruir a calçada com restos de reforma ou entulho, será notificado e pode ser multado. A secretaria desconhece a informação fornecida pelo reclamante de que faria a retirada.