Ícone do site Folhadamanha

Monte Santo participa da 3ª Noite Mineira de Museus

Museu fica na Praça Joaquim Bernardes, 32, no centro da cidade./ Foto: Reprodução.

BELO HORIZONTE – Monte Santo de Minas integra a 3ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que acontece hoje em 34 municípios do estado. Segundo informações do governo de Minas, esta edição terá mais atrações do que a de agosto. São 49 equipamentos culturais distribuídos por 34 cidades mineiras que vão oferecer 58 atividades.

Em Monte Santo, segundo informações do governo estadual, será realizada, a partir das 18h, uma Contação de Histórias no Museu Municipal Dr. Joaquim Ernesto Coelho, que fica na Praça Joaquim Bernardes, 32, no centro da cidade.

“Uma exposição de fotografias será realizada no salão do museu, acompanhada por uma envolvente contação de histórias, que trará à vida importantes eventos do município aos visitantes”, informa a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). A mediação será de Otávio Bufoni Ferreira. Mais informações pelo Instagram: @museumontesantodeminas ou telefone (35) 99721-1762.

Segundo a Secult, os números da 3ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas representam um aumento de 21,43% nas cidades participantes e de 40% nas atividades oferecidas, o que mostra o sucesso do evento com o público e com museus e bibliotecas de todo o estado.

Nesta edição, equipamentos de 11 das 13 regiões de Minas Gerais ficarão abertos até as 22h, com programações noturnas como jogos, leituras, exposições, rodas de conversa, cinema e espetáculos musicais, entre outras.

O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secult e da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (Sbmec), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (Dlllb) e da Diretoria de Museus (Dimus).

“A edição de agosto contou com uma variedade muito grande de atrações, incluindo saraus, rodas de conversa, apresentações musicais, visitas mediadas. Em setembro, teremos ainda mais atividades, em mais lugares, e esse sucesso só tende a aumentar. Essa iniciativa vem reforçar a importância dos espaços culturais como pontos de encontro e intercâmbio de ideias, promovendo um diálogo enriquecedor entre artistas, intelectuais e o público em geral”, declarou a superintendente de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, Célia Iglesias Ramos.

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas propõe a extensão do horário de funcionamento dos equipamentos culturais em Minas Gerais uma vez ao mês, sempre na segunda quinta-feira.

Um dos objetivos principais é que pessoas que trabalham ou estudam em horário comercial tenham a oportunidade de participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores/as, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, performances artísticas, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realização de empréstimo de livros, dentre outras atrações, durante a semana.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o evento amplia o acesso à cultura em todo o estado. “Nós queremos trazer o público que não tem o hábito de ir a museus e bibliotecas. Estender o horário à noite é uma forma de possibilitar isso, estimulando as pessoas a conhecerem e frequentarem ainda mais os espaços da cultura de Belo Horizonte e de outras cidades de Minas Gerais”.

Sair da versão mobile