Rafael Marcon
M. S. MINAS – Nesta quarta-feira, 29, Monte Santo de Minas deve intensificar a campanha de vacinação contra a febre amarela na zona urbana. A imunização contra a doença no município ocorre desde o dia 16 de março, após a confirmação de um óbito em decorrência da doença, e o foco inicial foi a zona rural. A vítima, um homem de 41 anos, era trabalhador rural e o caso foi o primeiro confirmado em Minas neste ano.
De acordo com a coordenadora de Epidemiologia em Monte Santo, Maria Sandra Del Bel Pamplona, aproximadamente 500 doses da vacina já foram aplicadas em moradores da zona rural.
“Cerca de 500 doses já foram aplicadas até a tarde de hoje (ontem). Ainda não temos uma contagem exata do número de vacinas aplicadas, mas está em torno de 500, todas na zona rural”, disse.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou cerca de 3 mil doses da vacina para imunização da população de Monte Santo. Até o momento, as equipes da SES-MG, junto com agentes comunitários do município, realizam busca ativa para vacinação a domicílio apenas na zona rural.
De acordo com informações da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-MG), o público-alvo da imunização é formado por crianças a partir dos nove meses e adultos de até 59 anos e a vacinação em idosos deve ser feita para os que apresentam comorbidades.
Segundo a coordenadora, com a campanha de vacinação que deve ocorrer também na zona urbana, a partir da próxima quarta-feira, a doença deve ser controlada no município. “Tivemos apenas esse caso de febre amarela. Desde o acontecimento, todas as equipes de assistência, imunização e controle vêm trabalhando forte no município. Na área de ocorrência, equipes da Fundação Ezequial Dias (Funed-MG) e da SES-MG também realizam captura de mosquitos para estudo”, disse.
O município registrou, em 23 de fevereiro, a primeira morte em decorrência da doença no estado em 2023. O óbito foi confirmado pela SES-MG no dia 14 de março. A intensificação vacinal contra a doença ocorre desde o dia 16 de março em Monte Santo de Minas.
Doença
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida por mosquitos. Na zona urbana, geralmente, o vetor da doença é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, chikungunya e zyka. Na zona rural, os principais transmissores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. A forma mais grave da doença pode afetar o fígado e causar insuficiência hepática com risco de morte. A doença também pode causar insuficiência renal.
A maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola.