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SPFW: sotaques criativos

WAGNER PENNA / Especial

14 de junho de 2021

Criação de Ronaldo Silvestre

O mês de junho fashion será marcado pela realização da São Paulo Fashion Week – mais uma, vez em sistema virtual. A maioria das marcas convidadas preferiu fazer vídeos com suas coleções, enquanto outras fazem ‘shooting’ de fotos para registrar as suas novidades.

O sotaque mineiro sempre está presente na semana paulista, seja pelos mineiros de nascimento que se firmaram por lá (como Glória Coelho, João Santana e Juliana Jabour), seja pelos que atuam em Minas mas se apresentam por lá (caso de a Apartamento 03 e Ronaldo Fraga, veteranos no evento). Nesta edição, teremos outro mineiro de talento na SPFW, o itabirano Ronaldo Silvestre – uma das nossas melhores revelações fashion dos últimos tempos.

Dito isso, é importante assinalar que a mais importante novidade da SPFW, serão as coleções do projeto Sankofa – todos liderados por estilistas que valorizam a moda com inspiração da cultura negra. As expectativas são imensas. O evento começa no dia 23 de junho e pode ser acompanhada pelas redes sociais.

VAIVÉM

O processo de compras no circuito das grandes empresas de moda continua em curso. A Arezzo continua à frente desse disputado páreo e comprou a Bow Clothing, marca dedicada à Geração Z – entre 20 e 25 anos. O valor da transação foi de 105 milhões de reais. Fecha o ciclo iniciado com a compra da Reserva.

As lojas Renner estão revolucionando o grande varejo de moda do pais. A saber: primeiro anunciaram a criação de uma consultora virtual, isto é, um avatar, chamada Rennata – para dar conselhos fashion à clientela; depois, inauguraram uma loja sustentável (a primeira de uma série) localizada em shopping do Rio de Janeiro. Não estão brincando em serviço.

PONTO FINAL

Enquanto por aqui o vaivém das passarelas continua em ritmo virtual, na Europa a semana de alta-costura (na verdade, três dias, marcada para inicio de julho) voltará a fazer os desfiles presenciais. Nessa próxima temporada, o desfile mais esperado é o da Balenciaga – que vai repetir o modeito antigo de vaivém chique, exclusivo e apenas com platéia selecionadíssima. Os desfiles de moda masculina no circuito europeu (nesse final de junho) também terá alguns desfiles presenciais.