Moda

Parcerias de conveniência

31 de Maio de 2021

Campanha Hering + Havaianas no Dia dos Namorados 2021

Quem acompanhou a evolução da moda brasileira no últimos meses, sob seu aspecto negocial, teve momentos de grandes emoções – e muitas surpresas. O fortalecimento do e-commerce no assunto e a pandemia levaram a várias fusões, aquisições, abertura de capitais e por aí afora.

Dito isso, há de se observar que esse caminho encontrou agora mais um ponto de união, com o anúncio das Havaianas (calçados) e da Hering (roupas), de realizarem uma campanha para o Dia dos Namorados – em conjunto. Embora pequenas marcas já tivessem tentado esse tipo de ‘parceria de conveniência’ (uma ‘collab’, no jargão fashion), entre grandes marcas é algo novo, importante e redefinidor de negócios & tendências nesse agitado circuito.

Enquanto os grandes grupos se esforçam para ter sob seu guarda-chuva o ciclo completo da cadeia têxtil (do tecido à confecção), essas parcerias parciais permitem soluções imediatas, rápidas e, às vezes, transitórias. Um experimento que, certamente, pode ser a salvação da maioria das grifes que enfrentam esse novo tempo da moda brasileira.

VAIVÉM

O ator Caio Castro está se saindo como um dos investidores de peso no mercado fashion. Ele tornou-se sócio do e-commerce Key Design (que vende roupas masculinas) e está feliz com o investimento. Com sua boa imagem agregada a marca, já é um sucesso

Não são apenas os chineses que estão avançando na tecnologia têxtil para se enfrentar as oscilações do clima com a mesmo peça de roupa. A saber: um centro de pesquisas têxteis brasileiro, instalado no Nordeste, também anunciou algo parecido – e já prestes a ser lançado no mercado. É a inovação ajudando a criação.

PONTO FINAL

A turma fashion mineira está torcendo para que a pandemia melhore um pouco e algo aconteça para resgatar o setor em nosso Estado. O fato é que nossa indústria de moda perdeu muito (em volume, negócios e marcas) no período de isolamento social – e a aflição já é geral. As esperanças são de que a feira Minas Trend possa acontecer no segundo semestre. Amém!