BLOCO DE MODA – Wagner Penna
A questão da sustentabilidade na moda aos poucos vai assumindo o papel que realmente precisa ocupar na preocupação das fábricas e dos consumidores e consumidoras. Um longo programa mostrado recentemente na TV europeia, lembrou que a partir de 2025 medidas sérias serão tomadas por lá – como cada peça nova ter, obrigatoriamente, 25% de fios ou material reciclado.
Atualmente, nem chega a 10% do total produzido pela industria têxtil. Outro ponto preocupante, é o ‘falso verde’, ou seja, algumas marcas dizem que sua produção é sustentável – mas os fatos não comprovam isso. Vai ser mais fiscalizado.
O argumento para tanta preocupação é o fato de que, apesar das campanhas de esclarecimentos, 75% do ‘lixo têxtil’ continua a ser jogado nos lixões, desertos e mandados a países pobres.
Com as novas leis, o crescimento da economia circular no setor é enorme, com megaempresas surgindo na revenda e/ou reaproveitamento de materiais usados. E novo Eldorado para se investir na moda.
VAIVÉM
O mês de junho começou e, com ele, chegou também a temporada de descontos nos showrooms de pronta-entrega (no atacado) situados em Beagá. Alguns mais timidamente,outros de forma mais agressiva. Há casos de marcas que estão vendendo peças com apenas 10% do valor anunciado durante o lançamento – em março. Só para lojistas
***
As semanas de moda internacionais também aconteceu a partir desse mês de junho – com a turma masculina mostrando sua moda no eixo Londres, Milão e Paris. Depois, vem a alta-costura feminina com os desfiles parisiense, em julho, com muita criação, muita badalação e olho forte na gestão. Sem isso, nada vai pra frente
PONTO FINAL
Vira e mexe, a gente fala aqui sobre o futuro dos shoppings centers no pais e no mundo. Além de apelar para o entretenimento, agora os espaços estão sendo ocupados pelo sistema pop.up (aluguel temporário) e com várias marcas (chamados coletivos) dentro dessas lojas. Mix com moda, decoração, artesanato & mais. Cada um se vira como pode. Amém!