19 de agosto de 2023
O verão 24 da Unity Seven./ Foto: Divulgação.
BLOCO DE MODA – Wagner Penna
O Inteligência de Mercado (IEMI) acaba de divulgar dados interessantes da indústria de moda nacional (vestuário, meias e acessórios) levantados após o trauma da covid-19. Os resultados apontam números interessantes. A saber:
• A produção de vestuário, meias e acessórios no Brasil alcançou R$ 5,1 bilhões de peças em 2022;
• A produção, em peças, apresentou queda em 2022 de – 5,8% na comparação com 2021;
• O consumo aparente aumentou em 2022e atingiu 6,3 bilhões de peças, 0,5% superior ao ano anterior;
• Deste total, cerca de 18,5% foi suprido por artigos adquiridos no exterior;
• O canal de maior relevância para a venda da indústria de vestuário, meias e acessórios foi o varejo especializado;
• A principal região de consumo é o Sudeste, liderado pelo Estado de São Paulo;
• O grupo consumidor que mais gasta com o produto é o poder de compra B2/C.
• Os maiores fornecedores de vestuário, meias e acessórios para o Brasil foram a China, Bangladesh e Vietnã.
• 19,5 mil indústrias; 955,2 mil empregos;
• 5,1 bilhões de peças produzidas;
• R$ 150,3 bilhões em valores de produção;
• US$ 186,7 milhões exportados;
• US$ 1,6 bilhão importado.
Como se vê, apesar dos problemas, vamos retomando o impulso merecido.